Ovinocultura busca ampliar negócios e integração da cadeia em encontro na Expointer 2026
Evento promovido por SIA e Arco será realizado em 4 de setembro, na Casa da Agptea, com debates sobre desafios, parcerias e oportunidades para o setor
Publicado em: 19/08/2026 às 12:30hs
Produtores, técnicos, empresas e entidades ligadas à ovinocultura estarão reunidos no dia 4 de setembro durante a Expointer 2026. O encontro terá como foco os desafios enfrentados pela atividade e as oportunidades para ampliar negócios, projetos e parcerias em diferentes segmentos da cadeia produtiva.
Promovida pelo Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA) e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), em parceria com a Carneiro Sul, a programação será realizada das 9h às 12h, na Casa da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea).
Encontro pretende aproximar diferentes elos da ovinocultura
A proposta é aproveitar a presença de representantes de diferentes setores do agronegócio na Expointer para fortalecer a integração da cadeia ovina. A programação abrirá espaço para troca de experiências, identificação de demandas e construção de iniciativas capazes de avançar após a feira.
Segundo o gerente de Projetos da SIA, Gustavo Heissler, o objetivo é estimular relações que possam resultar em ações concretas para o desenvolvimento da atividade.
“Mais do que realizar um evento pontual, queremos aproximar os diferentes elos da cadeia, gerar novas conexões e estimular discussões que possam se transformar em projetos depois da Expointer”, afirma.
Oportunidades de negócios estarão no centro dos debates
Além de analisar o momento da ovinocultura, o encontro discutirá possibilidades de geração de negócios e parcerias. A presença de produtores, profissionais, organizações e empresas deve contribuir para uma visão mais ampla sobre os gargalos e o potencial econômico do setor.
Para Heissler, reunir diferentes perfis em um mesmo ambiente permite identificar oportunidades que podem ser desenvolvidas posteriormente, desde ações técnicas e comerciais até projetos de integração entre os participantes.
O encontro será encerrado com um assado de carne ovina, iniciativa voltada à aproximação do público e à valorização do produto junto aos consumidores e profissionais do agronegócio.
SIA terá programação ampliada na Expointer 2026
A agenda do Serviço de Inteligência em Agronegócios durante a Expointer contará com outras atividades relacionadas ao desenvolvimento do setor agropecuário.
No dia 3 de setembro, a organização participará do Fórum RS Água e Futuro. A SIA também estará presente no Painel de Engorda Intensiva, dentro do Agrodebate promovido pela Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite) e pelo Instituto Desenvolve Pecuária.
A programação inclui ainda uma ação de integração com parceiros, reforçando o papel da Expointer como ambiente estratégico para conexões, debates técnicos e construção de oportunidades para as cadeias produtivas do agronegócio.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias