Publicado em: 28/08/2025 às 13:30hs
No dia 5 de agosto, São Geraldo do Araguaia (PA) recebeu a sétima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, realizada no frigorífico Masterboi. Foram avaliados 1.088 animais, de 16 pecuaristas, distribuídos em 20 lotes de oito municípios do Pará, um do Piauí e um do Maranhão. Do total, 474 animais foram terminados a pasto e 614 em confinamento.
O evento foi organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico Masterboi.
Segundo André Locateli, gerente executivo da ACNB, “a etapa foi um grande sucesso, especialmente por ser a primeira edição na região. Contamos com mais de mil animais, produtores de vários estados vizinhos e cerca de 200 participantes nas palestras e apresentação de resultados”.
Entre os 918 machos não cadastrados, 74% possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos) e 73% apresentavam cobertura de gordura mediana, com peso médio de 20,8 arrobas.
Já entre as 170 fêmeas avaliadas, 78% tinham até dois dentes incisivos permanentes, 95% apresentavam cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 15,1 arrobas.
Jorge Brito Silva, supervisor da fazenda Bela Vista, destacou: “Receber a medalha de ouro na categoria de Carcaça de Fêmeas é fruto do esforço de toda a equipe e reforça a qualidade da carne produzida na nossa região”.
Promovido desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade avalia a produção de carne de bovinos Nelore, incentivando a evolução genética e a melhoria do rebanho. A iniciativa é organizada no Brasil pela ACNB, com apoio de empresas como Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Internacionalmente, o Circuito também acontece na Bolívia, com o frigorífico Fridosa e a Asocebu, e no Paraguai, organizado pela Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. Hoje, é considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias