Bovinos de Corte

DSM elege as 10 regras de ouro do confinamento

O crescimento constante do confinamento de bovinos de corte no Brasil, que tem registrado recordes de número de animais nesse sistema ao longo dos últimos anos, exige bastante atenção dos pecuaristas que atuam com esse modelo


Publicado em: 11/06/2021 às 07:40hs

DSM elege as 10 regras de ouro do confinamento

Como cada etapa produtiva é fundamental para o sucesso da atividade, Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, elegeu as "10 regras de ouro" para o confinamento. 

Confira abaixo as orientações mais importantes: 

1. Balanceamento correto da dieta dos animais 

A dieta dos bovinos confinados deve ser corretamente balanceada em todos os nutrientes essenciais, como: proteínas, fibras, nutrientes digestíveis totais, minerais e vitaminas. Esse é um fator importante e que permite que os animais atinjam o bom desempenho zootécnico e produtivo esperado. Dietas que não são balanceadas adequadamente e/ou desprovidas de nutrientes essenciais, como minerais e vitaminas, por exemplo, podem comprometer o desempenho e expor os animais às deficiências e enfermidades de origem nutricional. 

2. Disponibilidade de água limpa 

O fornecimento constante de água feito por meio de bebedouros apropriados e bem localizados é de vital importância para o sucesso do confinamento. Água limpa e à vontade deve ser uma prioridade em todos os confinamentos, sem a qual os desempenhos zootécnicos planejados não serão atingidos. Limpeza periódica e manutenção constante dos bebedouros é regra. Contudo, nota-se no campo que, muitas vezes, essa regra é negligenciada ou deixada em segundo plano, o que representa um erro "fatal" para o sucesso da atividade. 

3. Inclusão de aditivos na dieta (tecnologia de nutrição) 

A inclusão de ingredientes com tecnologias que aumentam o desempenho zootécnico dos animais e a rentabilidade dos produtores é outra regra muito importante. Do portfólio da DSM, por exemplo, os confinadores pequenos, médios e grandes de todo o país encontram uma linha completa de núcleos minerais vitamínicos que possuem em sua formulação diversos ingredientes e aditivos, como CRINA®, RumiStar™, Hy-D® e os Minerais Tortuga. 

O RumiStar (alfa amilase pura exclusiva da DSM) melhora a digestibilidade do amido do milho da dieta, reduzindo as perdas do milho nas fezes e aumentando o ganho de peso diário (GPD). O CRINA, blend de óleos essenciais, substitui com vantagens o uso de antibióticos na ração empregados como melhoradores de desempenho e melhora a eficiência alimentar. O Hy-D melhora o rendimento de carcaça e o peso da carcaça quente, gerando expressivo aumento da produtividade. E os Minerais Tortuga, como o cromo, por exemplo, reduzem o estresse e aumentam a produção de arrobas. 

4. Gestão zootécnica do confinamento 

Controle eficiente dos indicadores zootécnicos, como consumo diário de ração, ganho de peso diário (GPD), ganho médio diário de carcaça (GMDC), rendimento de carcaça (RC), eficiência biológica, conversão alimentar (CA) e quantidade de arrobas produzidas por animal. Isso é fundamental a todos os confinadores que almejam conhecer e fazer a gestão correta dos índices de produtividade. Os produtores eficientes devem evitar o manejo de "bica corrida", que consiste em fornecer a ração sem o devido controle da quantidade por baia. 

5. Gestão financeira (custos, receitas, lucro em R﹩ e % e ROI) 

O controle eficiente dos indicadores financeiros é um ponto de atenção ao envolver os custos operacionais, custo da ração, custo por animal ao dia, custo por animal por período, custo total final, receita e lucro (ou ROI - retorno sobre o investimento). Nesse aspecto, um bom aliado dos confinadores é o aplicativo Mais Arroba, desenvolvido pela DSM e pelo Cepea-USP, ao permitir realizar vários cálculos e projeções financeiras. 

6. Capacitação da mão-de-obra 

Equipe treinada e capacitada para operar nos confinamentos é fundamental. Importante frisar, porém, que a equipe deve compreender de fato o que ela está executando no confinamento e não simplesmente realizar tarefas no "modo automático". Treinamento constante nas áreas de manejo, lida do gado, nutrição e sanidade permitem ao produtor contar com uma mão-de-obra rural que reconhece a importância das suas atividades diárias e contribuem para o sucesso do confinamento. 

7. Acompanhamento do mercado 

Saber as tendências e perspectivas dos preços da arroba e do milho (base da ração) é um ponto vital para os confinadores se planejarem e impulsionarem os resultados econômicos e financeiros da atividade. Saber a hora de comprar o boi magro e os insumos da ração, como milho, farelo de soja, núcleos minerais vitamínicos e demais ingredientes faz parte do negócio e reflete de forma expressiva no resultado do confinamento. O aplicativo Mais Arroba (DSM e Cepea-USP) também fornece ao confinador informações valiosas de mercado do boi e do milho em diversas regiões. 

8. Bem-estar animal e instalações apropriadas 

A infraestrutura do confinamento também é uma das prioridades dos confinadores bem-sucedidos. Currais de manejo bem planejados, com baias construídas com materiais adequados e bem dimensionadas, com bebedouros e cochos em lugares corretos é fundamental para o bem-estar dos animais e, consequentemente, para a saúde e para o seu desempenho zootécnico. 

9. Controle sanitário estratégico 

Cumprir de forma correta o calendário de vacinação é mais uma regra de ouro. Realizar a vermifugação dos animais e manter uma farmácia com os medicamentos adequados próximo ao escritório do confinamento também é importante. Praticar ronda sanitária periódica (diária) por meio de equipe devidamente treinada é mais uma regra que o confinador deve praticar. 

10. Controle dos ingredientes da ração (inventário) 

Realizar um inventário periódico é mais uma regra importante. Controlar compras dos ingredientes, os estoques, época ideal de compra de gado, milho, soja etc. Deixar faltar um ingrediente no meio do manejo pode colocar em risco o sucesso da atividade. Da mesma forma, deixar sobrar também pode representar prejuízos e perdas. Portanto, estocar os ingredientes em barracões apropriados e corretamente dimensionados é uma atenção que pode fazer diferença no bolso do confinador.

Fonte: DSM - Bright Science. Brighter Living.™

◄ Leia outras notícias