Publicado em: 08/09/2025 às 10:00hs
No dia 17 de setembro, a DATAGRO realiza a 5ª edição do Fórum Pecuária Brasil, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. O encontro acontece em um momento crucial para o setor, marcado pelo aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros, entre eles a carne bovina.
O evento reunirá líderes da cadeia produtiva, técnicos, produtores, investidores e representantes da indústria frigorífica para debater desafios e oportunidades da pecuária no Brasil e no mercado internacional.
A programação contará com seis painéis que abordarão temas como:
Entre os confirmados estão Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, além de Roberto Perosa (ABIEC), Mauricio Velloso (Assocon), Sérgio Bortolozzo (SRB) e executivos de grandes empresas como Marfrig, Friboi e Minerva Foods.
“O Fórum Pecuária Brasil é um espaço que une todos os elos da cadeia para discutir os desafios e oportunidades à frente. Nosso objetivo é oferecer informação de qualidade, baseada em dados, e criar um ambiente estratégico de diálogo para que o setor avance de forma sustentável e competitivo”, destaca João Otávio Figueiredo, head de pecuária da DATAGRO.
Um dos pontos altos desta edição será a apresentação dos resultados do Indicador do Boi na Estrada, que percorreu propriedades em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás, Pará e Bahia.
O projeto, realizado em parceria com a Nova Futura Investimentos e a Nutron | Cargill, traz um retrato detalhado da realidade da pecuária no Brasil e reforça o papel da ferramenta como incentivo ao mercado futuro.
“Mais do que uma rodada pelo campo, o Indicador do Boi na Estrada consolidou-se como um evento que fomenta o contrato futuro do boi gordo e leva informação de qualidade para toda a cadeia”, afirma Figueiredo.
Criado em 2019, o Indicador do Boi DATAGRO se tornou índice oficial da B3 em fevereiro deste ano. Atualmente, monitora mais de 75% do abate nacional, com dados fornecidos por milhares de produtores de 1,3 mil municípios e mais de 120 unidades frigoríficas.
A plataforma já reúne mais de 11 mil usuários cadastrados, consolidando-se como a principal referência de dados para o setor. Além disso, o contrato futuro de boi gordo vem sendo utilizado como ferramenta de gestão de risco, permitindo previsibilidade nos preços e proteção contra a volatilidade do mercado físico.
Na edição de 2024, o Fórum Pecuária Brasil contou com mais de 550 participantes, incluindo os principais frigoríficos do país, em mais de oito horas de conteúdo técnico e oportunidades de networking. A expectativa da organização é superar esse número em 2025.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias