Avicultura

Em agosto, custo de produção do frango teve recuo mensal, mas permaneceu 6% acima do registrado um ano atrás

Recuo no preço da ração foi o principal fator de redução, mas custos com mão de obra ainda pressionam o setor


Publicado em: 18/09/2024 às 17:30hs

Em agosto, custo de produção do frango teve recuo mensal, mas permaneceu 6% acima do registrado um ano atrás

No mês de agosto, pela primeira vez no último quadrimestre, o custo de produção do frango registrou queda em relação ao mês anterior. Mesmo assim, retrocedeu a um valor que ainda se encontra acima do registrado um ano atrás. Isto, além de permanecer em patamar que, excetuado o bimestre junho/julho, continua superior ao de outros 12 meses anteriores.

Conforme o levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves, o custo de produção do frango no oitavo mês do ano ficou em R$4,53/kg, recuando 1,74% em relação a julho, quando foi registrado o maior valor em 15 meses (R$4,61/kg). No entanto, continuou maior que o de um ano atrás, registrando alta de 6,34%.

O principal fator de redução em agosto foi o custo da ração, que recuou pouco mais de 2,5% e teve pequena ajuda do item “energia elétrica/cama/calefação”, com queda de 8,33%. Ou seja: a redução no custo total poderia ter sido maior, mas os ganhos observados de um lado foram neutralizados pela mão-de-obra que, no mês, aumentou perto de 5%.

A mão-de-obra, por sinal, é o item com o maior índice de incremento em termos anuais: aumentou mais de 22% em relação a agosto de 2023. De toda forma, correspondeu a menos de 5% do custo total, enquanto a ração respondeu por cerca de 67% do total.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias