Aquicultura e Pesca

GeneSeas mira mercado americano e espera triplicar exportação de tilápia

Para o grupo, rastreabilidade e valores socioambientais serão decisivos para a conquista do mercado externo


Publicado em: 28/04/2022 às 17:40hs

GeneSeas mira mercado americano e espera triplicar exportação de tilápia

A GeneSeas, especialista na verticalização do processo da tilápia e no processamento de frutos do mar e outros pescados, está presente em milhares de lares com produtos de grandes marcas, como Saint Peters, DellMare e Tilly. Consolidada no mercado nacional, a empresa agora mira o mercado americano para o crescimento exponencial de suas exportações. Em 2021, a GeneSeas registrou alta de 30% em vendas no geral, motivada principalmente pelo aumento da capilaridade no território nacional, e 28% em vendas via exportação, graças ao fortalecimento de seus negócios com o país norte-americano. Para os próximos anos, a expectativa é que esse crescimento triplique.

Para atuação nos Estados Unidos, a GeneSeas conta com seu braço americano de distribuição Tropical, que tem sido responsável pelo fornecimento de tilápia brasileira no território americano e pela comunicação com os maiores players do segmento, por meio das principais feiras de alimentos e psicultura do mundo, como a ExpoFood 2022 e a SIAL Canadá. Para Vicente Criscio, CEO da GeneSeas, esse movimento visa gerar novas oportunidades para o Brasil na conquista do mercado externo. 

Segundo ele, apesar do Brasil ser o 4º maior produtor de tilápia do mundo, os principais comerciantes para grandes mercados são países asiáticos, como China e Indonésia. Porém, há um potencial muito grande para mudança dessa dinâmica, por meio de ações mais ostensivas das marcas brasileiras e da valorização do produto nacional. “Hoje nossa exportação para os Estados Unidos passa de alguns containers por mês, mas podemos triplicar esses resultados, aumentando nossa receita e nossa capacidade de produção no Brasil e nossa distribuição no mercado americano”. 

Para Criscio, as vantagens da tilápia brasileira, em especial a produzida pela GeneSeas, podem ser decisivas na competição pelo mercado de peixes congelados americano. “Nossos produtos possuem muitas certificações, como os selos BAP e ASC, que são muito valorizados nos Estados Unidos. Mas, acima disso, acredito que podemos nos destacar pela sustentabilidade em nosso trabalho, que vai além da responsabilidade ambiental aplicada em cada atividade que exercemos. Ela passa também por nossas ações sociais, em nossa gestão interna e na solidez do nosso negócio”. 

Outro ponto importante para a GeneSeas na corrida pelo título de grande exportadora de tilápia é a rastreabilidade de todos os produtos de suas marcas. Com os processos internalizados de logística de produção e entrega, a empresa consegue realizar rotas internacionais diariamente com produtos frescos e congelados, embalados de acordo com as especificações necessárias e com forte controle de todos os processos. 

Desse modo, a GeneSeas está focada em expandir sua presença no mercado americano, também em sinergia ao cenário favorável para o consumo de pescados, levando em consideração a demanda do público, que busca alternativas mais saudáveis à carne. “Este momento é muito oportuno para crescermos nos Estados Unidos. Há tempos a tilápia brasileira é uma potência entre os produtos frescos, mas agora estamos também expandindo nossa atuação no segmento de congelados. Acredito que há ainda um espaço enorme para ocuparmos, pois somos mais reconhecidos pela qualidade dos nossos produtos, que são livres de hormônios e sustentáveis”, complementa Criscio.

Para dobrar sua capacidade e ampliar seus negócios, tanto no mercado interno quanto em suas exportações, a GeneSeas anunciou um plano de investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, até 2024, destinados a ampliação da fabricação de rações e novas expansões no volume de criação de peixes.  

Mercado International

A GeneSeas, fundada em 2001, é um grupo especialista em pescados que engloba as marcas DellMare, Saint Peters e Tilly. Desde 2015 é controlada pelo fundo de investimento Aqua Capital e está presente em todos os elos da cadeia produtiva da tilápia, desde a produção de ração, passando pela piscicultura, beneficiamento e distribuição nos mercados nacionais e internacionais. Sua missão é praticar a aquacultura de forma responsável e transformar o consumo de pescados no país, garantindo a continuidade do fornecimento de produtos de alta qualidade.

Em adição ao mercado interno a GeneSeas tem larga atuação na exportação da tilápia e de seus subprodutos, como farinha, pele ou escamas que já estão sendo usadas na medicina para o tratamento de doenças dermatológicas e queimaduras.  Há mais de uma década a empresa é a principal exportadora nacional de pescados com forte atuação na América Latina e Ásia, atendendo aos mais altos critérios de qualidade locais. Com os processos internalizados de logística de produção e entrega, a GeneSeas consegue realizar rotas internacionais diariamente com produto fresco e congelado, processado e embalado de acordo com as especificações necessárias. 

Com seus muitos diferenciais, a empresa, em 2015, chamou a atenção de fundos internacionais e acabou sendo adquirida pelo fundo de investimentos Aqua Capital. Com o aporte, a empresa ganha maior capacidade financeira para os investimentos de expansão e modernização já planejados. Este, porém, é só o começo. De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), o cultivo de peixes cresceu 5,93% no país em 2019 e a exportação cresceu cerca 158% já em 2021. Esses números só tendem a crescer. 

Mais informações no site: geneseas.com.br, no LinkedIn (geneseasaquacultura) ou no Instagram (geneseasaquacultura).

Fonte: a4&holofote comunicação

◄ Leia outras notícias