Publicado em: 03/11/2025 às 10:30hs
O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul caiu para R$ 2,2163 por litro em outubro de 2025, segundo dados divulgados pelo Conseleite/RS durante reunião realizada na Farsul em 28 de outubro.
O número representa uma redução de 4,26% em relação ao valor projetado em setembro, que fechou em R$ 2,3235 por litro, e segue uma tendência de queda que já havia registrado 2,62% entre agosto e setembro.
Durante o encontro, produtores e representantes da indústria discutiram os impactos da redução de preços sobre o setor. Produtos como Leite UHT e queijo muçarela, que representam parcela significativa da produção estadual, foram os mais afetados.
Segundo Allan Tormen, coordenador adjunto do Conseleite/RS e presidente do Sindicato Rural de Erechim, o Leite UHT caiu 8,29% em relação ao mês anterior. Tormen ressaltou que a situação é tanto conjuntural quanto estrutural, influenciada pelo aumento sazonal da produção e pela entrada de produtos importados do Mercosul, pressionando os preços para baixo.
O setor também debateu o impacto da balança comercial de lácteos, marcada pelo aumento das importações e pela dificuldade em ampliar exportações. Segundo Darlan Palharini, coordenador do Conseleite, a estabilidade do mercado interno depende do equilíbrio entre compras e vendas internacionais:
“É um assunto que preocupa e precisamos nos unir para buscar alternativas. A relação entre compras e vendas internacionais de produtos lácteos é o caminho da estabilidade interna que a cadeia leiteira tanto espera”, afirmou.
Em paralelo, Farsul e CNA solicitaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio celeridade na análise do pedido de antidumping, apresentado pelo setor, visando reduzir os impactos das importações sobre os preços internos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias