Logística e Transporte

ApexBrasil Lança Estudo Identificando Mais de 11 Mil Oportunidades de Exportação no Rio Grande do Sul

Estudo destaca papel estratégico do RS no comércio internacional


Publicado em: 29/10/2025 às 11:35hs

ApexBrasil Lança Estudo Identificando Mais de 11 Mil Oportunidades de Exportação no Rio Grande do Sul

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo Oportunidades de Exportação e Investimentos – Rio Grande do Sul, parte do ciclo de Estudos Estaduais que apoiam unidades federativas na promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros. O levantamento evidencia a importância estratégica do estado no comércio global, consolidando-o como o segundo maior exportador da região Sul e o sétimo do Brasil em 2024, com US$ 21,9 bilhões em vendas externas.

Indústrias de transformação lideram exportações

O principal macrossetor da pauta exportadora do Rio Grande do Sul é o de indústrias de transformação, responsável por 73,3% das vendas externas, seguido pelo setor agropecuário, com 26%. Os principais produtos exportados incluem:

  • Soja: 20,9% do total
  • Tabaco: 11,5%
  • Farelos de soja: 7,2%
  • Carnes de aves: 5,5%
  • Celulose: 4,6%

Os municípios com maior destaque nas exportações são Rio Grande, impulsionado pelo complexo portuário, seguido por Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Guaíba. Entre os destinos internacionais, os principais são China (26,2%), Estados Unidos (8,4%) e Argentina (5%), além de Bélgica, Coreia do Sul, Vietnã, Uruguai, Paraguai, Chile e México.

Mais de 11 mil oportunidades de exportação identificadas

O estudo da ApexBrasil mapeou 11.327 oportunidades de exportação em 169 setores, com destaque para máquinas agrícolas, ferramentas, calçados, farelos de soja, carnes de aves e celulose. Os mercados mais promissores incluem países da América do Sul (Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia), além de Guatemala, Angola e Estados Unidos (sujeitos a possíveis sobretaxas).

Setores com estrutura produtiva local, mas baixa presença internacional, como artefatos de concreto, vidro, defensivos agrícolas e artigos de malharia/tricotagem, também são apontados como oportunidades para geração de empregos e aumento da renda. Tendências identificadas incluem o fortalecimento das relações comerciais com países sul-americanos, consolidação de setores estratégicos como carnes, celulose e calçados, e expansão das exportações de produtos de alto valor agregado, como máquinas agrícolas e tratores.

Investimentos estrangeiros em foco

Entre 2019 e 2024, foram anunciados US$ 1,2 bilhão em investimentos estrangeiros no estado, especialmente nos setores de químicos, petróleo, borracha e plástico, software, máquinas industriais e transportes. Os países com maior potencial investidor incluem Estados Unidos, Arábia Saudita, Índia, Suíça, Alemanha, Países Baixos, Coreia do Sul, Japão, China, Argentina, Espanha e França.

Estudos Estaduais: ferramenta estratégica para negócios internacionais

Os Estudos Estaduais da ApexBrasil reúnem análises do panorama econômico de cada unidade da federação, oportunidades de exportação, investimentos estrangeiros e dados sobre comércio exterior. Eles são direcionados a governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais interessadas em expandir negócios internacionalmente.

Em 2025, os estudos já foram lançados com foco em Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Amapá e, agora, no Rio Grande do Sul.

Oportunidades de Exportação RS

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --