Gestão

VBP do frango em 2022 pode aumentar cerca de 10% em relação ao previsto para este ano

De toda forma, é no frango que estão depositadas as expectativas de maior expansão no Valor Bruto da Produção pecuária em 2022


Publicado em: 22/11/2021 às 11:40hs

VBP do frango em 2022 pode aumentar cerca de 10% em relação ao previsto para este ano

Trata-se, apenas, de uma primeira projeção para o próximo ano, portanto sujeita a inúmeras alterações, conforme se comporte o mercado de proteínas animais, a inflação e os custos e, inclusive, o câmbio. De toda forma, é no frango que estão depositadas as expectativas de maior expansão no Valor Bruto da Produção pecuária em 2022.

Partindo de uma estimativa de R$107,715 bilhões em 2021, nesta primeira projeção a Secretaria de Política Agrícola do MAPA sinaliza, para o frango, VBP de pouco mais de R$118 bilhões no ano que vem, o que representa aumento próximo de 10%.

Entre os cinco produtos avaliados – boi, suíno, frango, leite e ovos – é a maior expansão ora prevista, seguida de perto pelo VBP do leite, que tende a um aumento de 8,75%, enquanto para suínos e ovos são apontados aumentos inferiores a 1%. Pior, no entanto, é o que está sendo apontado para os bovinos, cujo VBP pode recuar cerca de 8%.

Ressalte-se, de toda forma, que tais projeções se baseiam na situação atual. Assim, as próximas estimativas podem apresentar alterações radicais. Aliás, o melhor exemplo vem do próprio boi: em outubro seus preços retrocederam ao menor patamar do ano; já em novembro corrente tende a alcançar um dos melhores resultados de 2021. E isto deve alterar de forma significativa as próximas projeções.

 

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias