Publicado em: 15/09/2025 às 08:30hs
A olivicultura tem se consolidado como uma atividade estratégica no Bioma Pampa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, inovação no campo e valorização da produção regional. Nesse contexto, serão realizados, de 4 a 6 de dezembro de 2025, o 1° Encontro Binacional de Olivicultura do Bioma Pampa e o 6° Encontro Estadual de Olivicultura, reunindo produtores, pesquisadores, técnicos, estudantes e entusiastas do setor.
O evento visa fortalecer a integração entre Brasil e Uruguai, promovendo a troca de experiências sobre manejo de olivais, produção de azeites de alta qualidade e oportunidades econômicas e culturais da olivicultura. A programação incluirá:
Durante a 48ª Expointer, os ministros da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, e do Uruguai, Alfredo Fratti, receberam pessoalmente os convites para o evento.
O presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, destacou o foco em conhecimento técnico e pesquisa:
“Teremos debates entre técnicos e produtores dos dois países, com convidados da Argentina e do Chile, para analisar os acertos e erros dessa cultura emergente no Brasil e no Uruguai. O objetivo é olhar para o futuro e investir em cultivares adaptadas aos nossos países.”
O encontro é uma iniciativa da prefeitura de Bagé, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e da Asociacón Olivicola Uruguaya (Asolur), buscando consolidar a olivicultura como um setor estratégico e sustentável na região do Pampa.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias