Capacitação

SENAR/SC oferece cerca de 320 cursos gratuitos em novembro

As propriedades rurais catarinenses são reconhecidas como exemplos em produtividade e inovação. Isso acontece porque os produtores estão dispostos a buscar qualificação e investir em práticas que auxiliam no desenvolvimento de seus negócios. Para incentivar a qualificação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), oferece mensalmente cursos gratuitos em várias áreas.


Publicado em: 29/10/2021 às 13:00hs

SENAR/SC oferece cerca de 320 cursos gratuitos em novembro

A programação de novembro foi recém-divulgada no site da entidade e contempla aproximadamente 320 cursos. As capacitações estão disponíveis no site www.senar.com.br, com especificação de carga horária, local e data. 

A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. 

O cronograma contempla cursos como: Inclusão Digital Rural - Informática Básica; Operação e Manutenção de Roçadeira; Jardinagem; Artesanato em Tear com Lã de Ovelha; Bordado com Patchcolagem; Inseminação Artificial em Bovinos; Fluxo de Caixa da Atividade Rural; Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos - NR 31; Motosserra - Operação e Manutenção no Corte de Árvores; Processamento de Carne Suína; Doma Racional de Equídeos; entre outros. 

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor.  “Nossa intenção é oportunizar aos produtores e trabalhadores do campo o aumento da produtividade, o que é fundamental para gerar renda e trazer benefícios para todo o setor. Os resultados nos confirmam o quanto essa iniciativa vem contribuindo para promover avanços no meio rural”.

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, as qualificações gratuitas fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). “Os cursos do FPR auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo as necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social promovem o desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”. 

Todos os treinamentos continuam seguindo as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais. Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias