Capacitação

ESEM-USP e CropLife Brasil, em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, lançam curso sobre o Mercado de Insumos Agrícolas Ilegais

Curso gratuito, online e certificado pela Universidade de São Paulo, acontecerá entre a segunda semana de julho e a primeira semana de agosto de 2022


Publicado em: 16/05/2022 às 15:40hs

ESEM-USP e CropLife Brasil, em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, lançam curso sobre o Mercado de Insumos Agrícolas Ilegais

A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) da Universidade de São Paulo e a CropLife Brasil, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, acabam de anunciar o lançamento do 1º Curso EAD de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais.

O curso EAD de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais oferece formação profissional continuada a policiais e agentes de segurança pública e privada que atuam em regiões de produção, circulação e comercialização de insumos agrícolas ilegais. O objetivo central é que o concluinte esteja mais qualificado para atuar na investigação, persecução e controle destes mercados ilegais. 

Uma equipe de 16 instrutores, composta por profissionais pertencentes à Academia, Setor Privado e Instituições de Segurança Pública, apresentará um panorama geral sobre estes mercados ilícitos e como identificá-los e combatê-los. Serão abordados temas diversos, como: a estrutura regulatória de insumos agrícolas no cenário brasileiro e internacional; tipificação penal e cooperação interagências; técnicas para identificação de transporte e comercialização de produtos agrícolas ilegais; e métodos de falsificação, contrabando, roubo e furto de insumos.

A iniciativa é composta por videoaulas, plantões de dúvidas e estudos de casos. Os alunos ainda receberão uma apostila exclusiva, que contará com artigos produzidos pelos instrutores, com aprofundamento dos temas estudados durante as aulas. Serão 15 horas totais de atividades, realizadas entre a segunda semana de julho e a primeira semana de agosto de 2022.

Cenário dos ilegais no Brasil

O 1º Curso EAD de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais chega em um momento de avanço dos ilícitos envolvendo insumos agrícolas no País. Segundo o estudo “O mercado ilegal de defensivos agrícolas no Brasil”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), o contrabando de defensivos agrícolas causa um prejuízo de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais por ano. 

“Além da questão econômica, os produtos dos mercados ilegais não possuem procedência segura e colocam em risco a saúde dos agricultores e da sociedade em geral e o meio ambiente”, explica Nilto Mendes, um dos instrutores do programa e Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil.

Para Christian Lohbauer, presidente executivo da CropLife Brasil e instrutor do curso, combater a ilegalidade é essencial para manter o agronegócio brasileiro pujante e respeitado em todo o mundo. “Os mercados ilegais de insumos agrícolas são prejudiciais não só para a reputação do País, mas também para as nossas exportações, que podem ser comprometidas com a presença de produtos fora dos padrões aceitos pelos regulatórios internacionais”, finaliza.

Serviço:

Fonte: Hill + Knowlton Brasil

◄ Leia outras notícias