Análise de Mercado

Importações de soja da China em 2020 aumentam 13%, para um recorde, à medida que a demanda do setor de suínos se recupera

A China, maior comprador mundial de soja, comprou 100,33 milhões de toneladas da oleaginosa em 2020, ante 88,51 milhões de toneladas em 2019, segundo a Administração Geral das Alfândegas


Publicado em: 14/01/2021 às 11:00hs

Importações de soja da China em 2020 aumentam 13%, para um recorde, à medida que a demanda do setor de suínos se recupera

As importações de soja da China saltaram 13% para um recorde anual em 2020, dados alfandegários mostraram na quinta-feira, depois que os britadores aumentaram as compras em meio a margens melhoradas e demanda saudável do setor de suínos em rápida recuperação do país.

A China, maior comprador mundial de soja, comprou 100,33 milhões de toneladas da oleaginosa em 2020, ante 88,51 milhões de toneladas em 2019, segundo a Administração Geral das Alfândegas.

Somente para dezembro, as importações chegaram a 7,524 milhões de toneladas, queda de 27% em relação às 9,54 milhões de toneladas do ano anterior e queda também em relação às 9,59 milhões de toneladas de novembro.

“As importações de soja em dezembro foram menores do que o esperado, provavelmente devido a atrasos nos embarques”, disse Xie Huilan, analista da consultoria agrícola Cofeed. Mas os números anuais corresponderam às expectativas, disse Xie, já que a demanda estava boa enquanto a China trazia mais cargas dos EUA.

A China está reconstruindo seu rebanho de porcos, que foi devastado pela doença mortal da peste suína africana, com a população de porcos agora se aproximando dos níveis normais, de acordo com a mídia estatal.

A demanda continua muito forte, de acordo com um gerente de uma esmagadora de soja no norte da China.

“As importações no Ano Novo devem atingir um novo recorde”, acrescentou ele, recusando-se a ser identificado porque não estava autorizado a falar com a mídia.

Os trituradores compraram soja brasileira no início de 2020 e se voltaram para os carregamentos dos EUA no quarto trimestre, quando os grãos americanos chegaram ao mercado, e quando Pequim aumentou as compras de produtos agrícolas dos EUA para cumprir os termos do acordo comercial da China com os Estados Unidos.

As importações de soja dos EUA em 2020 na China aumentaram 56,3% em relação ao ano anterior em termos de yuans, disse o porta-voz da alfândega do país em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias