Análise de Mercado

Confiança do consumidor brasileiro atinge maior nível desde dezembro, aponta FGV

A confiança dos consumidores no Brasil voltou a crescer em setembro, alcançando o melhor resultado desde o final de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)


Publicado em: 24/09/2025 às 10:55hs

Confiança do consumidor brasileiro atinge maior nível desde dezembro, aponta FGV
Índice de Confiança do Consumidor em alta

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela FGV, avançou 1,3 ponto no mês e chegou a 87,5 pontos. Esse é o nível mais elevado desde dezembro de 2024, refletindo uma recuperação nas expectativas dos brasileiros.

Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, a melhora foi puxada principalmente pelo indicador de situação econômica futura, que apresentou crescimento em todas as faixas de renda.

Expectativas crescem, mas percepção do presente recua

Enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) registrou queda de 2,5 pontos, ficando em 82,0 pontos após duas altas consecutivas, o Índice de Expectativas (IE) teve avanço de 3,7 pontos e alcançou 91,8 pontos.

“O fortalecimento do mercado de trabalho e o alívio recente da inflação reduziram o pessimismo em relação ao futuro. No entanto, os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias ainda limitam uma recuperação mais consistente da confiança”, destacou Gouveia.

Cenário econômico influencia confiança

Dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor nível já registrado na série histórica. Apesar disso, o ambiente econômico segue pressionado pela política monetária restritiva, com a taxa Selic mantida em 15%.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias