Análise de Mercado

ApexBrasil Foca em Fertilizantes e Energia Verde no Rio + Agro

Evento irá conectar investidores internacionais com o setor agroambiental brasileiro


Publicado em: 29/07/2024 às 12:20hs

ApexBrasil Foca em Fertilizantes e Energia Verde no Rio + Agro

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoverá a primeira edição do Fórum Internacional para o Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, Rio + Agro, com o objetivo de atrair investimentos internacionais para o Brasil, especialmente nas áreas de fertilizantes e energia verde. O evento acontecerá de 29 de julho a 2 de agosto, no Clube de Golfe do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A ApexBrasil, em colaboração com os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Agricultura e Pecuária (MAPA), além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do governo estadual (SEDEICS-RJ), reunirá especialistas de diversas partes do mundo para discutir ciência, tecnologia, inovação e negócios no setor agroambiental. O evento destacará o crescente protagonismo do Brasil como exemplo global de práticas sustentáveis.

“Estamos criando uma oportunidade para atrair investimentos estrangeiros que possam preencher lacunas em nossa cadeia produtiva do agronegócio, como a dependência de fertilizantes importados”, afirma Carlos Padilla, coordenador da gerência de Investimentos da ApexBrasil. Ele destaca que o Brasil, sendo um dos maiores produtores e exportadores de alimentos, tem a meta de reduzir a dependência externa de fertilizantes. O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), revisado em 2023, estabelece metas para que a produção nacional possa atender de 45% a 50% da demanda interna até 2050.

O PNF prevê ações como a reativação de fábricas, incentivos para novas plantas industriais e investimentos em nutrientes sustentáveis. “A atração de investimentos internacionais para a construção de fábricas de fertilizantes no Brasil é crucial para ampliarmos nossa produção”, ressalta Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil.

Com esse objetivo, a ApexBrasil convidou 11 empresas estrangeiras relevantes dos setores de fertilizantes, energia verde e gás natural para o Rio + Agro. O evento promoverá encontros entre essas empresas e autoridades e especialistas nacionais, além de visitas ao Senai CTIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) e ao Porto do Açu, o maior complexo portuário e industrial privado de águas profundas da América Latina.

“A ApexBrasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, têm um acordo de cooperação que tem gerado frutos para os negócios e investimentos no agronegócio brasileiro. O Rio + Agro será uma oportunidade significativa para ampliar a imagem do agronegócio sustentável do Brasil globalmente”, destaca Irajá Lacerda, secretário-executivo do MAPA.

Carlos Durans, diretor de Insumos e Materiais Intermediários do MDIC, complementa: “O governo está empenhado em impulsionar a indústria nacional de insumos agrícolas e reduzir a dependência externa. Com a reestruturação do Confert e o Plano Nacional de Fertilizantes, estamos incentivando a construção e ampliação de novas fábricas.”

ApexBrasil observa que a maioria das empresas internacionais convidadas já investe no mercado brasileiro ou possui instalações no país, mas o evento visa explorar novas oportunidades de investimento. Entre os participantes internacionais, destaca-se a suíça Casale, que recentemente abriu um escritório em São Paulo e está interessada em parcerias no setor de fertilizantes. Outras empresas, como Eurochem, Atlas Agro e Solatio, também estarão presentes, com projetos relevantes em fertilizantes e energia verde.

O Rio + Agro contará com uma programação de cinco dias, incluindo mais de 50 palestrantes e diversas exposições. O estande institucional da ApexBrasil, em parceria com o MDIC e o MAPA, será o ponto central de encontro para os investidores estrangeiros. A abertura do evento, no dia 29 de julho, contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e autoridades do setor, com a possível participação do vice-presidente da república e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias