Mercado Florestal

Tecnologia é desenvolvida para recomendação de plantio de eucalipto e aumento de produtividade

O uso de tecnologia e da ciência de dados na construção de conhecimento florestal é cada vez mais comum no setor de árvores plantadas. Uma aplicação possível é na recomendação de plantio a partir da análise características das áreas de plantação, histórico climático e de solo, entre diversos outros fatores.


Publicado em: 18/10/2021 às 16:40hs

Tecnologia é desenvolvida para recomendação de plantio de eucalipto e aumento de produtividade

A Veracel Celulose tem acompanhado esta tendência e acaba de lançar uma ferramenta própria que utiliza advanced analytics, big data, inteligência artificial para realizar a avaliação de inúmeros cenários e definir qual clone de eucalipto terá melhor desenvolvimento e resultado de produção em cada área de plantio da empresa. O resultado é a redução tanto da volatilidade da produtividade quanto dos riscos da base florestal da empresa. 

O advanced analytics é um recurso que abrange diversos fatores relevantes, como machine learning, modelagem preditiva, métodos estatísticos e técnicas de automação de processos, entre outros, para analisar informações. Ele tem o poder de impulsionar a ciência de dados para idealizar tendências e prever eventos potenciais. O uso da ferramenta pela Veracel é mais uma opção tecnológica utilizada pela empresa para manter sua produtividade florestal de maneira sustentável e competitiva. 

"Chamamos essa ferramenta de Verótima e ela foi desenvolvida na empresa ao longo de quase um ano. Isso envolveu diferente etapas, desde a definição de quais variáveis mais impactam no crescimento das florestas, o entendimento da interação de cada clone, desenvolvimento de indicadores, até chegar no que temos hoje: uma ferramenta de análise prescritiva que entrou em operação em agosto deste ano", explica Diego Cezana, coordenador de Planejamento Florestal da Veracel. A tecnologia integra dados da cadeia de produção do eucalipto da empresa, que passa pela produção de mudas até o plantio, além de considerar informações sobre a incidência de pragas e doenças, crescimento da floresta e variações climáticas da região, gerando recomendações específicas e muito mais detalhadas. 

Este é um projeto multidisciplinar que envolveu times de diferentes com saberes complementares: melhoramento genético, manejo, planejamento florestal e viveiro. "Com ele, conseguimos estimar quais clones terão melhor desempenho em cada área da empresa, aprimorando o planejamento da produção de mudas, reduzindo os impactos climáticos, otimizando a produção do viveiro e gerando mais produtividade da floresta de forma sustentável", complementa Cezana. 

Atualmente, a base florestal dos plantios de eucalipto da Veracel se estende por quase 105 mil hectares, classificados em oito sítios de produção, que apresentam características climáticas e de solo diferentes. Também há diversos materiais genéticos de eucalipto que são gerenciados para uma expedição de mais de 20 milhões de mudas ao ano. Por isso, a recomendação de plantio de cada genótipo, de acordo com cada uma das áreas e suas peculiaridades de manejo, é extremamente importante para ampliar a produtividade florestal da empresa. 

"Com a ferramenta, o processo de alocação clonal deixa de ser feito exclusivamente pela equipe de melhoramento genético e passa a ser feito de forma multidisciplinar, com diversas áreas da empresa, permitindo a geração de diversos cenários de produtividade", afirma Carla Garcia, coordenadora de Melhoramento Genético da empresa. 

Ao considerar o processo do viveiro de mudas, o modelo passa também a ser uma importante ferramenta de apoio à decisão, pois traz recomendações sobre como configurar o minijardim clonal, quando e quanto produzir de cada material genético e o que expedir para cada um dos talhões, para que seja possível cumprir o que está sendo sugerido para plantar em cada talhão. Há ainda um ranking de material genético por talhão, para o caso de ter alguma dificuldade operacional no cumprimento da recomendação.

Fonte: Veracel Celulose

◄ Leia outras notícias