Culturas Florestais

Melhoramentos alia sustentabilidade e geração de renda por meio da 'Cata do Pinhão', no sul de Minas Gerais

Além de ajudar no orçamento de famílias da zona rural, ação ganha maior relevância neste momento de crise por estar associada à segurança alimentar


Publicado em: 19/07/2021 às 13:00hs

Melhoramentos alia sustentabilidade e geração de renda por meio da 'Cata do Pinhão', no sul de Minas Gerais

A Melhoramentos, em uma das suas propriedades - a Fazenda Levantina -, localizada na região de Monte Verde - Sul de Minas Gerais, tem como uma de suas iniciativas para a integração com as comunidades do entorno, autorizar catadores de pinhão, acima de 18 anos, adentrarem em suas dependências, para a coleta. O tempo e os estudos de manejo desenvolvidos ao longo de anos pela Melhoramentos, provaram que a ação humana é fundamental e pode constituir uma simbiose plena e reciprocamente vantajosa. 

Dessa iniciativa nasceu então o Projeto 'Cata do Pinhão', que todo ano - normalmente de maio a julho - tem reunido dezenas de famílias da zona rural de Camanducaia (MG) para uma ação sustentável de manejo das araucárias presentes na imensa reserva florestal mantida pela empresa. 

Além de fazer o plantio de eucaliptos para a produção de fibras de celulose de alto rendimento, a Melhoramentos atua na preservação de mais de 7.989,32ha ou quase 80 milhões de m2, que nesta época do ano fica repleta de pinhões. A oferta dessas sementes é tamanha que supera a demanda da fauna local e possibilita ainda o extrativismo sustentável, auxiliando o fortalecimento do ciclo das araucárias, bem como a regeneração da própria floresta. 

Como funciona? 

No período de queda e coleta do pinhão, as comunidades que vivem no entorno das fazendas da Melhoramentos são autorizadas a fazer a coleta dessas sementes para depois comercializá-las. Esse tipo de manejo permite conservar as araucárias e a floresta como um todo, além da própria manutenção do ecossistema natural. Também permite a realização de um trabalho de conscientização junto às famílias que se agregam à iniciativa, além de contribuir para a geração de renda. 

Os catadores recebem informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e da biodiversidade da área, que compreende 6.581,75 hectares de mata nativa e abriga rica variedade de espécies de animais, entre mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios - além de mais de 695 nascentes d’água. 

Para atuar no local, todos os coletores são cadastrados e recebem equipamentos de proteção individual. Além disso, são orientados de como proceder dentro da área, tanto do ponto de vista de sua segurança quanto do ponto de vista ambiental. Desde 2010, mais de 260 pessoas já participaram da iniciativa. 

Segurança alimentar 

Além de ampliar as possibilidades de geração de renda às famílias da zona rural, o projeto ganha ainda mais relevância neste momento de crise por estar associado à segurança alimentar. Rico em nutrientes, como fibras e amido resistente, o pinhão é fonte de proteínas e minerais essenciais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e vitamina C. Em estados da região sul, onde há maior predominância, está presente nos planos de segurança alimentar de diversos municípios. 

"A Melhoramentos têm consciência disso e, levando em conta principalmente este fator, decidiu estender a temporada de coleta até setembro, já que os efeitos da pandemia têm impactado fortemente as áreas rurais e interioranas", destaca Karin Neves, Diretora Jurídica, de Sustentabilidade e Pessoas. 

Estudos da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) projetam um aumento da pobreza em média de 5% em todo o continente, com maior incidência justamente nas áreas rurais. Entre os fatores que contribuem para esta situação está o fechamento de escolas, onde crianças muitas vezes recebem a única refeição diária de bom valor nutritivo, além de restrições que afetaram o comércio em feiras e outras atividades de venda direta. 

Sobre a Melhoramentos 

A Companhia Melhoramentos de São Paulo, é uma companhia de capital aberto que atua, diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário. 

A Melhoramentos se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios. Segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, agregando valor aos seus produtos, serviços e empreendimentos. 

Fundada há 130 anos, a Melhoramentos tem sua sede em São Paulo e unidades de produção nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP). Para mais informações, acesse: https://www.melhoramentos.com.br

Fonte: Pitchcom Comunicação

◄ Leia outras notícias