Outros

Estudo Avança em Tecnologias para Integração de Parques Eólicos Offshore à Rede Elétrica Nacional

Explorando Soluções para o Futuro Energético do Brasil


Publicado em: 15/05/2024 às 11:40hs

Estudo Avança em Tecnologias para Integração de Parques Eólicos Offshore à Rede Elétrica Nacional

O desafio de integrar parques eólicos offshore à rede elétrica nacional, bem como fornecer eletricidade para plataformas de óleo e gás em águas brasileiras, ganha destaque em um novo projeto liderado pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), com financiamento da TotalEnergies.

Duas Frentes, um Objetivo: Conectar por Mar, Alimentar com Energia

O projeto, denominado “Investigação das tecnologias de transmissão offshore na costa brasileira aplicadas na exploração de óleo e gás e na integração de fazendas eólicas (TransBRcoast)”, coordenado pelo engenheiro eletricista Renato Machado Monaro, da Poli-USP, busca soluções tanto para a transmissão de energia dos parques eólicos até a costa quanto para abastecer as plataformas de exploração marítima.

Desafios e Distâncias: Adaptando Tecnologias às Necessidades

Os parques eólicos offshore serão construídos a distâncias relativamente curtas da costa, enquanto as plataformas de petróleo estão situadas em locais mais distantes, em águas profundas ou ultraprofundas. O projeto visa avaliar as tecnologias mais adequadas para cada situação, considerando fatores como distância, custo e eficiência energética.

Transição Energética e Sustentabilidade Ambiental

Com a eletrificação das plataformas de petróleo e gás, o projeto busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar as emissões de CO2, alinhando-se aos esforços globais de transição para uma economia de baixo carbono.

Investigação e Perspectivas Futuras

Os pesquisadores do RCGI estão analisando três tecnologias principais: transmissão em alta tensão em corrente alternada, transmissão em baixa frequência e transmissão em corrente contínua de alta tensão. Cada uma dessas tecnologias apresenta vantagens e limitações, e o projeto visa fornecer insights valiosos para orientar futuros investimentos e desenvolvimentos na área.

Conclusão: Rumo a um Futuro Energético Sustentável

Embora os resultados definitivos ainda estejam por vir, o projeto marca um importante passo inicial na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a integração de fontes de energia renovável e aprimoramento das operações offshore no Brasil.

Com informações do RCGI.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias