Outros

Cenário e perspectivas do biogás serão apresentados no dia 25 de novembro em São Paulo

ABiogás promove oitava edição do Fórum do Biogás, que volta ao formato presencial, com o tema “Biogás do Futuro e o Futuro do Biogás”


Publicado em: 14/10/2021 às 10:00hs

Cenário e perspectivas do biogás serão apresentados no dia 25 de novembro em São Paulo

A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) promove, no dia 25 de novembro, a oitava edição do Fórum do Biogás, maior evento do setor na América Latina que, este ano, volta a ser presencial com o tema “Biogás do Futuro e o Futuro do Biogás”. Durante o fórum, a ABiogás vai apresentar o balanço do ano e as projeções do mercado até 2030.

Segundo o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, o momento é mais do que oportuno para o retorno presencial do Fórum, com grande parte da população vacinada e o mercado de biogás cada vez mais aquecido. “Mesmo durante a pandemia, o mercado de biogás e biometano só aumentou no Brasil. Tivemos projetos importantes inaugurados que representaram um crescimento de 27% em 2020”, afirmou.

A crise hídrica, ocasionada pela maior seca dos últimos 91 anos, obrigando o governo a acionar todo seu parque térmico e, consequentemente, encarecendo o custo da energia, impulsionou o debate sobre o uso de energias renováveis, com destaque para o biogás. “A demanda por termoelétricas a gás natural vai crescer nos próximos anos, e o biogás terá um papel importante, podendo suprir parte deste consumo com usinas a biogás que tem a mesma eficiência das térmicas a gás natural, com a vantagem de estarmos falando de um combustível renovável, produzido a partir de resíduos”, comentou.

Gardemann ainda destacou o potencial de redução nas emissões do gás metano, alerta feito pelo Painel do Clima da ONU que levou o governo Joe Biden e a União Europeia a firmarem um compromisso com outros países de redução de 30% nas emissões do gás metano até 2030. “O biogás terá um papel fundamental no atingimento da meta brasileira”, afirmou.

Hoje, a capacidade instalada para geração de energia elétrica a partir do biogás é de aproximadamente 300 MW, com cerca de 600 usinas em operação, muito aquém do potencial mapeado pela entidade de 41,9 bilhões de Nm³/ano de biogás. Este montante poderia suprir 34,5% da demanda por energia elétrica do país e descarbonizar a matriz energética nacional ainda mais, especialmente nos picos de demanda.

Além disso, o potencial de produção de biometano, combustível produzido a partir da purificação do biogás, poderia suprir 70% do consumo de diesel no país, contribuindo com uma matriz de transportes mais sustentável. Segundo o vice-presidente da ABiogás, Gabriel Kropsch, o biometano reduz em até 96% as emissões de gases do efeito estufa. “O uso de veículos pesados movidos a GNV e/ou biometano é recente no Brasil e está crescendo. Há cada vez mais empresas apostando no biometano para atingir suas metas de descarbonização”, comentou.

Este ano, o Fórum volta ao formato presencial, em São Paulo, com transmissão ao vivo para quem preferir assistir ao evento online, porém nem todas as atividades estarão disponíveis virtualmente. Para evitar aglomeração, a entidade disponibilizou apenas 200 vagas para o evento presencial e seguirá todos os protocolos de segurança sanitária recomendados pelo Ministério da Saúde.

O VIII Fórum do Biogás será realizado em São Paulo, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h. Mais informações e venda de ingressos no site oficial do Fórum: https://forumdobiogas.com.br/

Fonte: Agência Lacomunica

◄ Leia outras notícias