Outros

ACSURS investe na produção de energia solar

Produzir energia através dos raios solares por meio de placas fotovoltaicas já é quase realidade para Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS


Publicado em: 14/02/2022 às 15:50hs

ACSURS investe na produção de energia solar

Com a instalação de 198 placas fotovoltaicas previstas para os próximos dias, a entidade garantirá economia e autonomia para o a sua sede e também para a Central de Produção de Sêmen – CPS, que é toda automatizada e climatizada.

A usina de energia solar que estará localizada em Linha Porongos interior de Estrela, ocupará cerca de 1.300 m2, incluindo o cerceamento e espaços para circulação, e produzirá em média 12.000 kWh por mês. Suprindo assim, a demanda que atualmente é em média de 10.227 kWh por mês.

O presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, destaca a redução de custos, como um dos principais motivos para a implantação de uma usina de produção de energia solar.

“Quanto entidade, que representa o suinocultor, buscamos a viabilidade econômica e a redução de custos internos. Mas também a autossuficiência na produção de energia, que contribui de forma positiva com o meio ambiente ”, ressalta Folador.

Os valores destinados ao investimento não afetarão o orçamento previsto da ACSURS, já que, serão equivalentes aos valores cobrados mensalmente pelas concessionárias de energia elétrica. Com a quitação do financiamento prevista para daqui a 4 anos, em 2026 a entidade deve se tornar autossuficiente em energia.

“Isso nos motivou ainda mais! Pois não adicionaremos nenhum gasto extra ao caixa da entidade e em médio prazo, não precisaremos mais desembolsar os valores destinados a energia elétrica”, conclui.

Uma forma de reduzir custos de produção

Assim como para a entidade, Folador destaca que a produção de energia solar a partir de placas fotovoltaicas, também é uma forma dos suinocultores reduzirem o seu custo de produção a médio e longo prazo.

“Existe o custo do investimento inicial, mas dependendo os valores pagos nas contas de energia elétrica, é possível pagar as parcelas de financiamento, caso esse seja o método de pagamento escolhido. Hoje há várias linhas de crédito destinadas para isso ”, explica.

Como funciona?

Responsável pela instalação das placas fotovoltaicas, o sócio- proprietário da empresa Solsul, Lauro Porcher, conta que a maioria das pessoas pensam que as placas fotovoltaicas são produzidas de vidro com perfil de alumínio em sua volta para proteger, mas na verdade são compostas por duas camadas e E.V.A e uma camada de silício.

“O silício é o que faz a grande diferença. A luminosidade do sol, bate nele e ocorre uma espécie de fotossíntese, o que gera energia elétrica. Porém, ela é contínua, com isso, necessita-se do inversor para transformá-la em alternada, para assim, entrar em sincronia com a rede da concessionária”, finaliza Porcher.