Publicado em: 14/05/2025 às 10:20hs
A valorização foi estimulada por novas regras regulatórias que devem beneficiar componentes-chave dos principais índices. Enquanto isso, os investidores já começam a direcionar sua atenção para os próximos balanços das gigantes de tecnologia.
Os principais índices acionários da China e de Hong Kong registraram ganhos significativos. O índice de Xangai subiu 0,86%, enquanto o CSI300 — que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen — avançou 1,21%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve valorização de 2,3%.
A liderança ficou por conta das ações de bancos e seguradoras. O Índice Financeiro do CSI300 apresentou alta de 2,2%, refletindo o otimismo do mercado com as novas normas para fundos mútuos, anunciadas na semana passada pelo governo chinês.
De acordo com analistas da Huafu Securities, as recentes mudanças regulatórias — que determinam que fundos mútuos adotem referências de desempenho mais claras — podem estimular uma maior alocação de recursos em ações que compõem os principais índices do mercado chinês.
Como os papéis do setor bancário são componentes relevantes do índice CSI300, a expectativa é de que essas ações passem a receber maior atenção dos gestores de fundos, favorecendo seu desempenho no curto e médio prazo.
Além do impulso financeiro, os investidores começam a voltar o foco para os resultados das empresas de tecnologia, cujos balanços devem ser divulgados nos próximos dias. O setor é visto como termômetro para o apetite de risco e pode influenciar a trajetória dos mercados asiáticos nas próximas sessões.
Veja abaixo o fechamento dos principais mercados da Ásia nesta quarta-feira:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias