Publicado em: 01/10/2024 às 10:20hs
O índice Nikkei registrou uma valorização de quase 2% nesta terça-feira, impulsionado principalmente pelas ações do setor de defesa, após a confirmação do ex-ministro da Defesa, Shigeru Ishiba, como novo primeiro-ministro do Japão pelo Parlamento.
O índice japonês subiu 1,93%, encerrando o dia em 38.651,97 pontos, recuperando parte das perdas da sessão anterior, quando havia caído quase 5%. Entre os destaques do dia, os fabricantes de maquinário pesado obtiveram os maiores ganhos, com as ações da Kawasaki Heavy Industries saltando 8,3%. Já Mitsubishi Heavy Industries e IHI subiram 7,84% e 7,35%, respectivamente.
A nomeação de Ishiba e a formação de seu novo gabinete, com Takeshi Iwaya assumindo o Ministério das Relações Exteriores e Gen Nakatani retornando ao comando do Ministério da Defesa, foram bem recebidas pelo mercado. "Havia expectativa de que as ações ligadas à defesa se beneficiassem após a divulgação dos nomes dos principais integrantes do novo gabinete", afirmou Tomochika Kitaoka, estrategista-chefe de ações da Nomura Securities.
Além disso, as ações das empresas exportadoras também tiveram forte desempenho, beneficiadas pela desvalorização do iene. A Toyota Motor registrou alta de 2,1%, enquanto a Honda Motor subiu 2,29%. Um iene mais fraco favorece os exportadores, pois eleva o valor dos lucros obtidos no exterior quando convertidos para a moeda japonesa.
Nos mercados chineses, as bolsas permaneceram fechadas durante toda a semana devido a um feriado nacional. Não houve negociações em Hong Kong e Seul pelo mesmo motivo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias