Mercado Financeiro

Minerva Foods integra a 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (“ISE”)

Companhia é a única do setor de carne bovina selecionada para compor o índice pelo segundo ano consecutivo. A nova carteira vigorará de 03 de janeiro a 30 de dezembro de 2022


Publicado em: 30/12/2021 às 11:00hs

Minerva Foods integra a 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (“ISE”)

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, irá integrar a carteira 2021/2022 do índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE). 

A inserção da Companhia no ISE, pelo segundo ano consecutivo, reflete seu compromisso com as melhores práticas sociais, ambientais e de governança, tendo a sustentabilidade como um dos principais pilares em seu modelo de gestão. Inclusive, a Minerva Foods foi a única Companhia do setor de carne bovina a compor a carteira 2021/2022, a primeira selecionada por meio de uma nova metodologia, que além das respostas ao questionário e análise de evidências, considerou informações de duas fontes externas. 

A primeira foi o resultado das empresas no Carbon Disclosure Project (CDP 2021), incorporando informações referentes à dimensão de Mudança do Clima. A segunda foram as análises de reputação das instituições, realizadas pela RepRisk, empresa de ciência de dados especializada na avaliação de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

A nova carteira vigorará de 03 de janeiro a 30 de dezembro de 2022 e reúne 46 empresas de 27 setores diferentes. O ISE foi criado em 2005 e é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. 

Compromisso com a Sustentabilidade

Em 2021, a Companhia anunciou o compromisso de ser carbono neutro, com emissões líquidas zero até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris, e de reduzir em 30% a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030.

Como parte da estratégia, a Minerva Foods passou a transferir aos produtores rurais de todo o Brasil a mesma tecnologia geoespacial que utiliza para o monitoramento de seus fornecedores, por meio do aplicativo SMGeo Prospec, desenvolvido pela Niceplanet Geotecnologia. 

Com foco na redução de emissões, a Companhia anunciou, em conjunto com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a participação do seu programa Renove no Carbon on Track, um programa para medição do balanço de carbono em fazendas e incentivo a práticas de produção que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo diretamente para produção de alimentos e combate às mudanças do clima.

Por meio da MyCarbon, subsidiária voltada ao desenvolvimento e comercialização de crédito de carbono, a Minerva Foods ainda realizou seu primeiro contrato para a redução certificada de emissões de gases de efeito estufa. A Companhia é pioneira no setor agropecuário a contar com uma plataforma para comercialização de crédito de carbono. Cada unidade de carbono negociada corresponde a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida na atmosfera, o que torna a comercialização uma forma efetiva de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no planeta.

Fonte: Minerva Foods

◄ Leia outras notícias