Mercado Financeiro

Mercados chineses têm leve oscilação diante de temores de desaceleração econômica

Bolsas asiáticas reagem à espera por dados econômicos dos EUA e China, enquanto feriado no Japão alivia volatilidade


Publicado em: 12/08/2024 às 10:22hs

Mercados chineses têm leve oscilação diante de temores de desaceleração econômica

As bolsas de valores da China apresentaram leve oscilação nesta segunda-feira, apesar do avanço observado nos mercados regionais, refletindo as preocupações em torno de uma possível desaceleração da segunda maior economia do mundo.

Enquanto os mercados acionários na Ásia, em geral, registraram alta, beneficiados pela ausência de volatilidade causada pelo feriado no Japão, os investidores permanecem atentos à divulgação de dados econômicos cruciais dos Estados Unidos e da China, que podem oferecer uma atualização importante sobre as perspectivas de crescimento global.

"A complexidade e a incerteza do ambiente externo aumentaram significativamente. Muitos problemas não podem ser resolvidos rapidamente no curto prazo; combinados com o recente declínio nos mercados estrangeiros", destacou a Orient Securities em uma nota.

Nesta semana, investidores aguardam a divulgação dos índices de preços ao produtor e ao consumidor dos EUA, que ocorrerá na terça e quarta-feira, respectivamente, além de um encontro global de bancos centrais em Jackson Hole, no Estado de Wyoming, onde será avaliada a trajetória das taxas de juros pelo Federal Reserve.

Na China, serão divulgados dados sobre crédito e atividade econômica, que provavelmente indicarão que a economia teve um início fraco no segundo semestre do ano.

Em Tóquio, o mercado permaneceu fechado devido a um feriado no Japão. Já em Hong Kong, o índice Hang Seng teve um leve aumento de 0,13%, fechando em 17.111 pontos. Em Xangai, o índice SSEC recuou 0,14%, encerrando o dia em 2.858 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, registrou queda de 0,17%, atingindo 3.325 pontos.

Por outro lado, em Seul, o índice KOSPI valorizou-se em 1,15%, alcançando 2.618 pontos. Em Taiwan, o índice TAIEX subiu 1,42%, chegando a 21.773 pontos. Já em Cingapura, o índice Straits Times recuou 0,81%, fechando em 3.235 pontos, enquanto em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,46%, atingindo 7.813 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias