Publicado em: 16/10/2024 às 10:20hs
Os principais índices acionários da China fecharam sem rumo definido nesta quarta-feira, enquanto o mercado de Hong Kong devolveu os ganhos iniciais e encerrou em baixa. Os investidores estão à espera de detalhes sobre os novos estímulos fiscais na segunda maior economia do mundo e da reunião do governo chinês voltada para o setor imobiliário.
O índice CSI300, que abrange as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,63%, enquanto o SSEC, de Xangai, teve uma leve alta de 0,05%. Em Hong Kong, o Hang Seng registrou queda de 0,16%.
Embora a política econômica chinesa tenha mudado de direção, uma pesquisa realizada pelo BofA Securities com gestores de fundos indica que o forte rali das ações chinesas nas últimas semanas já esgotou, em grande parte, seu potencial de curto prazo. Segundo Steven Leung, diretor executivo da UOB Kay Hian, "os investidores ainda aguardam mais notícias positivas inesperadas para impulsionar o mercado", refletindo o sentimento cauteloso no cenário econômico.
O governo chinês anunciou uma coletiva de imprensa para a quinta-feira, na qual discutirá estratégias para promover um desenvolvimento "estável e saudável" do setor imobiliário. Isso reacendeu as expectativas de novas medidas que possam sustentar a recuperação desse mercado e, consequentemente, impulsionar a economia. Em resposta, as ações do setor imobiliário apresentaram ganhos, com o índice do setor imobiliário do CSI subindo 5,1%, e as ações imobiliárias em Hong Kong avançando 3,4%.
Desde 8 de outubro, o mercado chinês acumulou uma queda de 10%, devido à frustração dos investidores com os estímulos fiscais pouco detalhados e os dados econômicos fracos de setembro.
Nos mercados asiáticos, o desempenho também foi misto. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,83%, fechando em 39.180 pontos. Já em Seul, o KOSPI caiu 0,88%, para 2.610 pontos, e o índice TAIEX, de Taiwan, teve uma baixa de 1,21%, encerrando em 23.010 pontos. No sudeste asiático, o Straits Times, de Cingapura, desvalorizou-se 0,13%, finalizando em 3.590 pontos. Por fim, em Sydney, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,41%, atingindo 8.284 pontos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias