Publicado em: 06/06/2025 às 11:45hs
O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou recuo de 0,85% em maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado veio abaixo das expectativas do mercado, que projetava queda de 0,66%, conforme pesquisa da Reuters com economistas. Em abril, o indicador havia registrado alta de 0,30%.
O principal fator para a queda do IGP-DI foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% da composição do índice geral. O IPA-DI recuou 1,38% em maio, após ter subido 0,20% em abril.
Segundo Matheus Dias, economista do FGV IBRE, “o IPA recuou em maio, influenciado principalmente por produtos agropecuários como farelo de soja, milho em grão e bovinos”.
Dentro do IPA, o grupo de Matérias-Primas Brutas teve destaque negativo, com retração de 2,86% em maio, acelerando a queda registrada em abril (-0,34%).
Os produtos que mais contribuíram para essa queda foram:
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que representa 30% do IGP-DI, subiu 0,34% em maio, desacelerando em relação ao avanço de 0,52% no mês anterior.
De acordo com Matheus Dias, “o recuo de passagens aéreas e alimentos in natura causou desaceleração dos preços ao consumidor”.
As seguintes categorias registraram desaceleração:
Entre os destaques negativos do IPC:
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,58% em maio, levemente acima da variação de 0,52% observada em abril.
O IGP-DI mede a variação de preços no atacado, no varejo e na construção civil entre o primeiro e o último dia de cada mês de referência, sendo um dos principais indicadores de inflação do país.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias