Publicado em: 22/09/2025 às 11:25hs
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, operava em queda nesta segunda-feira (22), refletindo ajustes após uma semana marcada por recordes históricos. Por volta das 10h21, o índice recuava 0,86%, atingindo 144.615,03 pontos.
No mercado futuro, o contrato com vencimento em 15 de outubro cedia 0,67%, acompanhando a correção no pregão à vista.
A ação da Cosan protagonizou a maior queda do dia, caindo mais de 20% após a companhia anunciar aumento de capital. O movimento reflete a percepção do mercado sobre a diluição potencial de participação dos atuais acionistas e ajustes imediatos nas carteiras de investidores.
Em contraste, as ações da Embraer avançavam nesta manhã, impulsionadas pelo acordo com a Latam, que prevê aquisição de aeronaves da fabricante brasileira. O movimento sinaliza otimismo dos investidores quanto à expansão da carteira de pedidos da empresa e perspectivas de crescimento no setor aéreo.
O pregão desta segunda-feira destaca a volatilidade típica após semanas de recordes. Além da pressão sobre empresas específicas, como a Cosan, fatores macroeconômicos influenciam o mercado:
Analistas apontam que o índice pode seguir ajustando-se nos próximos dias, especialmente diante de eventos corporativos e indicadores econômicos no Brasil e no exterior. A combinação de notícias positivas em empresas como Embraer e pressão de diluição em papéis como Cosan contribui para o movimento misto no pregão.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias