Publicado em: 17/09/2025 às 10:55hs
As bolsas europeias abriram em leve recuperação nesta quarta-feira (17), em meio à expectativa pela decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos. Além do anúncio, os investidores acompanham com atenção o pronunciamento do presidente da instituição, Jerome Powell, que deve trazer pistas sobre os próximos passos em relação aos juros.
O índice pan-europeu STOXX 600 subia 0,1%, alcançando 551,58 pontos, após ter recuado na sessão anterior para o menor nível em uma semana. O movimento foi influenciado principalmente por ações de bancos e financeiras, mais vulneráveis às oscilações das taxas de juros.
Mesmo com o desempenho positivo, os mercados da região permanecem operando de forma cautelosa. A instabilidade política na França e as incertezas quanto ao impacto das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ainda pesam sobre as expectativas para os resultados corporativos europeus.
A maior parte dos analistas projeta que o Fed anuncie um corte de 25 pontos-base na taxa de juros, ao final de sua reunião de dois dias. A medida já é considerada pelo mercado como resposta ao arrefecimento do mercado de trabalho norte-americano.
No entanto, a atenção principal estará nos comentários de Powell, que podem sinalizar o ritmo de novos ajustes até o fim do ano.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias