Turismo Rural

Municípios estruturam rota integrada de cicloturismo

O encontro ocorreu no Restaurante e Churrascaria do Alemão, em Quilombo


Publicado em: 27/07/2021 às 16:00hs

Municípios estruturam rota integrada de cicloturismo

Planejar a elaboração de roteiros integrados de turismo envolvendo Coronel Freitas, Formosa do Sul e Quilombo. Com esse objetivo foi realizada reunião, nesta semana, com a governança do setor destes três municípios composta por empresários, empreendedores rurais, servidores municipais, lideranças, consultores da área e representantes do Sebrae/SC. O encontro ocorreu no Restaurante e Churrascaria do Alemão, em Quilombo.

A intenção foi organizar uma rota de cicloturismo que percorrerá o território dos três municípios com paradas em atrativos turísticos para contemplar as belezas da região e aproveitar a produção local de alimentos e bebidas. “Esse será o primeiro passo para posteriormente projetarmos outras ações regionais que valorizem o contato com a natureza e promovam o turismo regional”, explicou a consultora credenciada ao Sebrae/SC e turismóloga, Karla Hall, ao antecipar que tem empresas interessadas em investir nessa atividade.

Foram apresentadas três propostas iniciais que variam de 27 a 44 km de extensão apenas em Quilombo, com graus variados de dificuldade e que incluem vários atrativos turísticos. Entre eles, estão: Salto Saudades, Igreja Santa Lúcia, Gruta Fortaleza, Casa do Mel, Chopp Enderle e visita nas propriedades da Rota Encantos Rurais. Com a união do trajeto que percorrerá os três municípios a expectativa é um percurso de até 170 km de extensão, divididos em desafios realizados nos fins de semana.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatizou que a região tem muitos municípios com potencial para o turismo, porém não vislumbram estratégias para concretizar essa atividade econômica. “Fico emocionado ao observar na reunião uma legião de jovens, com uma visão positiva e em busca de um novo ciclo de desenvolvimento. O turismo é um vetor que precisa estar no radar porque as pessoas tendem a cuidar mais da saúde e buscar novos destinos para conhecer”, analisou.

Os próximos passos, segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Silvia Nowalski, contemplam a definição de rotas para corridas e caminhadas; estruturação dos equipamentos turísticos; produção e instalação das sinalizações; mensuração das demandas e dos custos. “Ao integrarmos turismo e esporte precisamos pensar na inclusão de participantes de vários níveis, sejam iniciantes ou veteranos, além de elencarmos propriedades aptas a receber os visitantes”, explicou ao comentar que o próximo encontro do grupo está previsto para agosto, em Coronel Freitas.

GRUPO DETONA CORRENTE

Para mostrar a força do cicloturismo da região foi fundado o Grupo Detona Corrente. Sem fins lucrativos, a associação busca mostrar a contribuição do esporte para a promoção da saúde. Até o momento a entidade conta com 27 associados de Coronel Freitas, Formosa do Sul, Irati, Quilombo, São Lourenço do Oeste e União do Oeste. Mais informações com o presidente do grupo, Carlos Henrique Ravanello: (49) 9 9987-1963.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site. 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias