Turismo Rural

Monte Verde retoma turismo nesta segunda-feira, 25

Após lockdown, hotelaria volta às atividades com 60% da capacidade; decreto estabelece toque de recolher e multa para quem descumprir medidas


Publicado em: 28/01/2021 às 15:20hs

Monte Verde retoma turismo nesta segunda-feira, 25

A partir desta segunda-feira (25), os mais de 600 estabelecimentos de hospedagem do distrito de Monte Verde (MG) voltam a funcionar com 60% da capacidade e regras mais rígidas. A mudança ocorre uma semana depois de a Prefeitura de Camanducaia ter decretado lockdown, no dia 16 de janeiro, permitindo o funcionamento apenas dos serviços essenciais. A medida foi tomada pela Prefeitura de Camanducaia por orientação regional como forma de conter os casos de Covid-19 no Sul de Minas, que havia batido recorde de casos semanais pela segunda vez seguida, fechando as duas primeiras semanas de 2021 com o maior nível de contaminações desde o início da pandemia. As restrições atingiram não apenas o município, mas também Estiva, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Cambuí e Itapeva. 

A presidente da MOVE - agência de desenvolvimento de Monte Verde e região - Rebecca Wagner, explica que o retorno das atividades econômicas de Camanducaia e seus distritos foi possível após uma negociação com a Administração Municipal. A agência enviou um ofício à Prefeitura no dia seguinte ao decreto de fechamento e se reuniu com o chefe do Executivo no dia 19, quando apresentou um plano de retomada elaborado com sugestões que resguardassem tanto a população local, quanto seus visitantes. As propostas aceitas incluem que os novos decretos municipais sejam publicados nas sextas-feiras com início de vigência nas segundas-feiras subsequentes, de forma que os estabelecimentos tenham tempo para se adequar e para evitar prejuízo aos visitantes. 

"As medidas de restrição total foram tomadas devido à falta de leitos de UTI na região, a dificuldade de transferir pacientes, o risco de abastecimento de oxigênios, um cenário realmente preocupante. Respeitamos as orientações das autoridades de saúde e, para garantir o funcionamento do comércio e a saúde dos nossos moradores e visitantes, precisamos contar com a colaboração de todos no cumprimento das regras impostas", afirma a presidente. "É importante ressaltar que, desde o início da pandemia, Monte Verde tem sido apontado como referência nacional na retomada do turismo consciente, adotando medidas que garantem a segurança dos turistas e dos profissionais envolvidos nos atendimentos em respeito às famílias da região, bem como de todo o nosso país, que passam por dificuldades e sofrimento durante a pandemia do novo coronavírus", reforça Rebecca. 

Confira as mudanças do decreto n° 13 de 2021 

A atualização do decreto nº 13 de 2021 determina toque de recolher das 23h às 6h, ficando restrita a circulação de pessoas em vias públicas. Durante o toque de recolher, será permitido o funcionamento das atividades consideradas essenciais, sendo que também podem funcionar os serviços de entrega de estabelecimentos do segmento de alimentação. Com isso, os restaurantes, que antes podiam funcionar até a 0h, poderão funcionar agora até as 23h. 

Está prevista multa de R﹩ 50,00 para quem não usar máscaras de proteção facial e multa de mil reais a pessoas confirmadas com Covid-19, ou com suspeita, que não cumprirem o isolamento social. 

O decreto determina, ainda, que todos os estabelecimentos e serviços destinados à atividade de turismo devem, obrigatoriamente, estar cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) e possuir o Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo, bem como manter as informações devidamente atualizadas. 

Está mantida a liberação dos turistas de um dia, com restrições para grupos e excursões. Por fim, a Prefeitura determinou que o descumprimento das medidas de isolamento ou quarentena pela população poderá acarretar em multa de R﹩ mil reais. O decreto pode ser acessado neste link . 

Fonte: WGO Comunicação

◄ Leia outras notícias