Turismo Rural

Lançamento da Rota do Queijo Artesanal no Triângulo Mineiro busca divulgar e valorizar iguaria produzida na região

Segredo é unir turismo rural e gastronomia


Publicado em: 24/09/2021 às 15:30hs

Lançamento da Rota do Queijo Artesanal no Triângulo Mineiro busca divulgar e valorizar iguaria produzida na região

A produção de uma das iguarias mais tradicionais de Minas Gerais vai ganhar um incentivo a mais. Neste sábado, (25/9), acontece o lançamento da Rota do Queijo Artesanal no Triângulo Mineiro. O objetivo é estimular o turismo rural associado à gastronomia e, principalmente, divulgar o queijo produzido na região. O evento tem início às 9 horas, na Fazenda Rio das Pedras, onde fica a queijaria Gomes, em Uberlândia.

Durante o evento, será servido um café da manhã em que, óbvio, não vão faltar queijos deliciosos. Também haverá palestras ministradas por especialistas sobre bovinocultura, legislação do Queijo Minas Artesanal, importância do queijo na gastronomia mineira, e turismo rural. 

O evento é aberto ao público e deve contar coma a participação de muitos produtores da região. É esperado, também, um bom número de ciclistas, que estão acostumados a fazer trilha próximo ao local do evento. Os interessados podem entrar em contato com a comissão organizadora pelo telefone (34) 99303-2012 ou acompanhar todas as novidades pelo Instagram @rotadoqueijoartesanal. 

A Rota do Queijo Artesanal do Triângulo Mineiro é composta por quatro fazendas localizadas em três municípios. São elas: Fazenda Retiro Velho, em Araguari; Fazenda São José do Paranaíba, em Tupaciguara; Fazenda Aprazível e Fazenda Rio das Pedras, em Uberlândia. As queijarias possuem o registro de inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

“Houve a necessidade de criar essa rota para que as pessoas possam conhecer as propriedades rurais, o local onde é feito o queijo e saber que essas queijarias seguem as normas para uma boa produção do queijo. E nada melhor que esses consumidores adquirem esse produto direto do produtor”, diz a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG em Uberlândia, Patrícia Freitas. 

A iniciativa é resultado de um trabalho entre a Emater-MG, as famílias produtoras e a Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal do Triângulo (AQMATRI). “A rota do queijo vai permitir para nós produtores e para a nossa região uma maior divulgação dos produtos. Vai permitir que possamos mostrar onde o produto é fabricado e que o queijo da região do Triângulo Mineiro fique mais conhecido”, destaca a presidente da AQMATRI, Maria Elena da Mota. 

“A Emater-MG tem trabalhado com as famílias produtoras de queijo no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade do queijo e do leite, e demais orientações em relação à embalagem e a maior inserção do queijo no mercado”, explica Patrícia Freitas.  

Tradição familiar

Na Fazenda Rio das Pedras, em Uberlândia, a produção de queijo foi passada de geração em geração. Dona Inêz Gomes conta que a sua avó e sua mãe produziam esta que é uma das iguarias mais conhecidas de Minas Gerais. Na propriedade são produzidos queijo frescal (80 peças por semana) e Queijo Minas Artesanal (40 peças semanais). A produção da Queijaria Gomes, que é toda familiar, é comercializada, principalmente, em Uberlândia. Mas uma parte do que produzido é vendida nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Com a Rota do Queijo Artesanal do Triângulo Mineiro, segundo dona Inêz, as expectativas para a atividade são as melhores. “A gente acha que vai trazer mais pessoas para conhecerem as propriedades, como é feito o queijo. E também o pessoal vai ter mais conhecimento das marcas, dos lugares. Vai ser bom para todo mundo”, diz a produtora. 

Reconhecimento

Em 2014, a região do Triângulo Mineiro foi caracterizada e reconhecida pelo IMA como produtora de Queijo Minas Artesanal. Desde então, a Emater-MG e demais parceiros intensificaram as ações para resgatar, divulgar e valorizar essa tradição mineira. Dez municípios do Triângulo Mineiro produzem Queijo Minas Artesanal: Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. A Emater–MG presta assistência técnica aos produtores na melhoria da qualidade do produto, tanto em Boas Práticas Agropecuárias quanto em Boas Práticas de Fabricação. 

Serviço

  • Lançamento Rota do Queijo Artesanal no Triângulo Mineiro
  • Data: 25/9/2021
  • Horário: 9h
  • Local: Queijaria Gomes, município de Uberlândia
  • Informações: 34 9 9303-2012 ou @rotadoqueijoartesanal

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emater-MG

◄ Leia outras notícias