Turismo Rural

Gastronomia afetiva é diferencial de propriedade com turismo rural em Itapiranga

O maior patrimônio que pode ser passado entre as gerações são as tradições culturais, as memórias e as histórias de família


Publicado em: 23/07/2021 às 09:40hs

Gastronomia afetiva é diferencial de propriedade com turismo rural em Itapiranga

Para preservar esse legado, reconhecer a contribuição dos antepassados e proporcionar essas vivências, a Família Stoffel de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, decidiu investir no turismo rural. Abriram o portão de sua propriedade – que está na quinta geração – para que os visitantes possam desfrutar das belezas naturais, de passeios e da gastronomia típica alemã. O incentivo para ingressar na nova atividade veio da Administração Municipal e do Sebrae/SC, por meio de capacitações disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado localmente desde 2017.  

A família empreendedora Irineu Stoffel (pai), Clarice Ana Finger Stoffel (mãe), Marciane Stoffel e Marciele Stoffel (filhas) já possuíam um quiosque na propriedade rural utilizado para as confraternizações de família e para aproveitarem nos momentos livres, além de um pequeno jardim bem organizado. “Aos poucos começamos a receber alguns visitantes e conhecemos a Ana Pauli – formada em Turismo pela UCEFF e que organizou os primeiros roteiros dentro do município – e a engenheira agrônoma Carine Babick – que na época tinha feito um intercâmbio e conheceu empreendedores que trabalham o turismo agregando valor à propriedade. Elas nos incentivaram muito, principalmente, no sentido de enxergar o potencial da atividade”, relembra Marciele.

No início, muita insegurança, porque a família tinha por tradição fazer apenas o cardápio aprendido com seus antepassados. “Nos preocupamos porque para nós não tinha nada de diferente, pois é um costume. Logo percebemos que o turista vem atraído, justamente, para degustar esses saberes e sabores repassados por gerações. A gastronomia afetiva tem sido muito valorizada”, comemora uma das empreendedoras ao recordar os elogios recebidos dos visitantes e o incentivo deles para que continuassem com a atividade.

A gastronomia se tornou um dos principais diferenciais da família. A receita de waffle vem do caderno da avó e se tornou o pedido mais requisitado, assim como o café do campo com a culinária. “A distinção é justamente o sabor artesanal, pois a maioria dos itens utilizados são produzidos na propriedade”, argumenta.  Outro atrativo é o atendimento familiar. “Isso encanta muito os turistas, pois o contato para às visitas é feito com um de nós, assim como a recepção, os passeios e as receitas. Nos sentimos valorizados e os visitantes gostam de ter essa vivência do meio rural, o contato com a natureza e degustar a gastronomia típica”, explica.

Marciane e Marciele trabalhavam como professoras, ajudavam seus pais no atendimento dos turistas e na propriedade em suas horas vagas. Com o tempo, a família vislumbrou esse potencial turístico que estava avançando e poderia crescer ainda mais. Marciele foi a primeira a retornar, após o nascimento de sua filha Ana Clara (atualmente com sete anos), influenciada, principalmente, pelo desejo em oportunizar a ela crescer em meio a natureza. “Faz sete anos que estou ajudando meus pais Clarice e Irineu, que atuam também na compra e venda de novilhas. Não me arrependo desta escolha, pois avançamos e ampliamos os investimentos no turismo”, analisa. Marciane trabalha integralmente na propriedade há três anos e também oportuniza aos filhos Matias (6 anos) e Sara Cristina (4 anos) essa vivência do meio rural.  

Os empreendedores participaram de vários cursos e capacitações na área do turismo disponibilizados pelo Sebrae/SC. “Não sabíamos como trabalhar com os visitantes e como agregar valor à propriedade. Isso era novidade para nós e as qualificações auxiliaram muito para aprimorar o atendimento, com as boas práticas de manipulação de alimentos e no marketing. O apoio foi muito importante em nossa trajetória e somos muito gratos por esse conhecimento”, agradece Marciele. Entre os desafios enfrentados esteve a rentabilidade da atividade. “Somente agora, após cinco anos, temos o retorno do que investimos. Estamos muito felizes, e o principal não é a parte financeira, ela é necessária para manter toda a estrutura, mas a união da família em trabalhar no negócio, essa vivência oportunizada entre as gerações e a valorização dos visitantes nos motiva e é gratificante”, avalia.

O atendimento é realizado somente com reservas. Telefone (49) 9 9142-0891.

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Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

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