Turismo Rural

Com visitas em 14 vinícolas, Circuito do Vinho se consolida como novo roteiro enoturístico da Serra Gaúcha

Desenvolvido pela Wine South America e pela Giordani Turismo e Eventos, iniciativa ocorreu de 20 a 26 de setembro


Publicado em: 07/10/2021 às 10:00hs

Com visitas em 14 vinícolas, Circuito do Vinho se consolida como novo roteiro enoturístico da Serra Gaúcha

Promovendo uma verdadeira imersão ao universo vitivinícola, a 1ª edição do Circuito do Vinho encerrou no último domingo (26) se consolidando como um novo roteiro enoturístico da Serra Gaúcha. De 20 a 26 de setembro, um grupo de turistas de todo o Brasil visitou 14 vinícolas da região. Degustações exclusivas, jantares harmonizados e passeios de Maria Fumaça foram algumas das atividades abrangidas na programação. A Wine South America - maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina – desenvolveu o roteiro em parceria com a Giordani Turismo e Eventos. 

Ao todo, a 1ª edição do Circuito do Vinho passou por seis cidades: Alto Feliz, Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas), Garibaldi, Pinto Bandeira, Flores da Cunha e Farroupilha. “Tivemos diversas vinícolas em que os proprietários estiveram presentes nas visitas. Eles compartilharam suas histórias de vida e isso foi algo que despertou muito a atenção do público. Os visitantes, no geral, eram bastante maduros, pessoas que já viajaram diversas vezes para vários lugares do mundo. E eles nos relataram que com certeza esse roteiro está entre as melhores experiências que já tiveram nas suas vidas”, conta Gabrielle Signor Rodrigues, gerente de Relacionamento da Giordani Turismo, acrescentando que uma nova edição do Circuito deve ocorrer no próximo ano.

O novo roteiro teve como inspiração a Vinitaly and The City, evento que acontece nos arredores de Verona, na Itália. Na iniciativa, os melhores vinhos dos territórios são apresentados em um circuito que valoriza a cultura e a gastronomia de cada região produtora. “O vinho brasileiro vive um excelente momento, com ótimos resultados em vendas. O Circuito do Vinho vem para fortalecer ainda mais a cadeia vitivinícola, reforçando a qualidade dos produtos e das vinícolas. A programação foi toda desenvolvida para os apreciadores de vinhos que desejam viver uma imersão na maior região produtora de vinhos do Brasil", explica Marcos Milaneze, diretor da Wine South America.

As vinícolas visitadas durante os seis dias do Circuito foram: Don Guerino, Miolo, Casa Valduga, Pizzato, Cainelli, Cristofoli, Garibaldi, Aurora, Don Giovanni, Luiz Argenta, Salvattore, Viapiana, Casa Perini e Lídio Carraro. “A nossa avaliação foi super positiva. Realizamos boas negociações, fizemos excelentes contatos e ótimas vendas”, relata Patrícia Carraro De Bortoli, diretora de comunicação e marketing da Lídio Carraro. 

Na avaliação de Roberto Cainelli Júnior, diretor e executivo da Vinícola Cainelli, o Circuito do Vinho se mostrou uma iniciativa excelente na fomentação do vinho brasileiro e que deve se perpetuar - inclusive com o retorno das feiras presenciais. “Acredito que o Circuito veio para ficar. Além de conseguirmos mostrar o nosso produto, que é algo que a gente já faz muito bem na feira presencial da Wine South America, conseguimos mostrar também a nossa cultura, a nossa história. Levando o cliente para dentro da nossa casa, conseguimos ter uma interação maior. O público do Circuito do Vinho se mostrou muito interessado, com bastante conhecimento, o que gerou um volume interessante de vendas, cadastros e contatos”, ressalta.

Veja mais depoimentos de quem participou do Circuito:

“Vivi no Circuito do Vinho algumas experiências que ainda não tinha vivido, mesmo trabalhando nesse meio! O grupo que estava comigo também adorou. Fica o meu convite para os próximos. Tenho certeza que os visitantes vão descobrir muitas coisas interessantes e valorizar ainda mais o vinho nacional. É uma experiência que marca a vida de quem participa” – Rodrigo Ferraz, sommelier

“Essa região me encanta! É a quinta vez que venho para a Serra Gaúcha. Visitamos vinícolas que antes eram pequenas e hoje estão bem maiores. Fiquei muito feliz de vivenciar o mundo do vinho na mão dos produtores artesanais. São vinhos que estão elevando o nosso Brasil, vinícolas que são premiadas no mundo inteiro! Vivemos experiências esplendorosas” - Cláudia G. Oliveira, de Santos/SP.

“O Circuito do Vinho é uma experiência incrível, extraordinária, única. Tudo pensado com o maior carinho. Fomos super bem recepcionados em todas vinícolas e as experiências gastronômicas foram de babar. Recomendo muito para quem gosta de vinho, de comida, de se divertir e para quem gosta de ser bem recebido” - Raquel Helena Siegel, de Florianópolis/SC.

“Esse roteiro leva as pessoas para conhecerem vinhos e espumantes na principal região produtora do Brasil, que é a Serra Gaúcha. Conhecemos diversas vinícolas, suas histórias, e vimos a produção de forma detalhada. Também degustamos grandes vinhos e espumantes, além de conhecermos a gastronomia local e aprendermos um pouco mais sobre a cultura do vinho brasileiro” – Vinícius Santiago, sommelier 

Fonte: Assessoria de Imprensa Wine South America

◄ Leia outras notícias