Orgânico

Como agregar mais valor à produção de orgânicos

Novo episódio do podcast do Sebrae Minas mostra o crescimento do mercado de produtos orgânicos e as oportunidades para pequenos negócios


Publicado em: 06/09/2021 às 08:40hs

Como agregar mais valor à produção de orgânicos

A produção de alimentos orgânicos cresceu 30% no ano passado, movimentando quase R$6 bilhões, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). Entre janeiro de 2020 e maio de 2021, mais de 2 mil novos produtores entraram nesse mercado, contabilizando cerca de 25 mil produtores cadastrados no Ministério da Agricultura. Diante do potencial de crescimento desse mercado, nesta semana, o episódio 37 do podcast “Que negócio é esse, Sebrae?”  mostra sobre as oportunidades deste segmento e como agregar valor à produção de orgânicos. 

Engana-se quem pensa que os produtos orgânicos se limitam aos alimentos in natura, como hortaliças, frutas e verduras. Para atender os novos hábitos e exigências dos consumidores, esse mercado tem se reinventado e lançado novos produtos que vão de cosméticos e tecidos a itens de limpeza.

E para falar mais sobre a experiência de empreender nesse segmento, o “Que negócio é esse, Sebrae?” convidou Guilherme Maciel, fundador da Orgânico do Chico, uma das maiores empresas de delivery de Minas Gerais. 

Durante o bate-papo, o empresário mineiro conta o que ele e o seu pai ‘Chico’ fizeram ao identificar uma demanda e transformá-la em uma oportunidade de negócio que impulsiona as vendas de pequenos produtores de orgânicos e, ao mesmo tempo, leva alimento fresco e saudável à mesa de muitos mineiros.

Também participa da conversa a analista do Sebrae Minas, Laurana Viana que fala sobre produtos mais comercializados, a importância da certificação, como precificar, canais de vendas, exportação e dicas para valorizar a produção.

2º temporada 

O mercado de orgânicos é um dos setores, segmentos e nichos que são temas da 2º temporada do podcast do Sebrae Minas. Com novo formato, que une experiência e conhecimento, os episódios trazem sempre a visão de um empresário mineiro e as dicas de um analista do Sebrae Minas. Tudo na dose certa para quem quer saber como enfrentar as dificuldades, aproveitar as oportunidades e se adaptar às mudanças do mercado.

Já estão no ar os episódios sobre negócios da beleza, alimentação fora do lar, pet, construção civil, comércio varejista, turismo, economia criativa, artesanato, games startup, saúde e bem-estar, agronegócio e automotivo. Para ouvir, acesse o canal do podcast “Que negócio é esse, Sebrae?” e siga na sua plataforma de áudio favorita: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou Youtube do Sebrae Minas .

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

◄ Leia outras notícias