Meio Ambiente

dsm-firmenich e F&S firmam parceria para certificar reduções de carbono em fazendas da América Latina

Acordo permitirá medir, verificar e certificar emissões de forma confiável, fortalecendo a sustentabilidade e a rentabilidade no setor de proteína animal


Publicado em: 20/10/2025 às 07:00hs

dsm-firmenich e F&S firmam parceria para certificar reduções de carbono em fazendas da América Latina
Parceria busca reduzir e certificar emissões no campo

A dsm-firmenich Animal Nutrition & Health (ANH) anunciou uma colaboração estratégica com a F&S para apoiar produtores rurais do Brasil e de toda a América Latina na medição e redução certificada de emissões de carbono.

Por meio da parceria, as companhias irão aplicar o Sustell™, plataforma de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) desenvolvida pela dsm-firmenich, para calcular e verificar pegadas e reduções de carbono em toda a cadeia de produção — desde a fabricação de ração até as unidades produtivas de bovinos de corte e leite, aves, suínos e aquicultura.

Certificações ISO e ganhos financeiros para produtores

A união das capacidades de mensuração ambiental da Sustell™ com a expertise da F&S em auditoria e consultoria permitirá que os produtores obtenham certificações ISO de redução de emissões de carbono.

De acordo com as empresas, o processo tornará os esforços de sustentabilidade mais transparentes, rastreáveis e economicamente vantajosos, criando oportunidades para monetizar reduções de emissões verificadas.

A iniciativa também reforça que melhorar a eficiência produtiva nas fazendas é uma das formas mais econômicas e eficazes de mitigar o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que gera novas fontes de receita e facilita o acesso a incentivos financeiros ligados ao desempenho ambiental.

Sustell™: tecnologia que une sustentabilidade e produtividade

A parceria marca um passo importante no comprometimento conjunto da dsm-firmenich e da F&S com práticas empresariais sustentáveis. O uso do Sustell™ permitirá que o setor de proteína animal comprove de forma confiável suas reduções de emissões, monetizando resultados e ampliando o impacto positivo de soluções nutricionais inovadoras.

“Com esta nova parceria estratégica com a F&S, a dsm-firmenich reforça seu compromisso com práticas sustentáveis e viabiliza a verificação dos cálculos de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA). Ao posicionar a sustentabilidade como um motor de negócios, buscamos acelerar a transformação sustentável em toda a cadeia da proteína animal, do campo à mesa”, destacou Dr. Heinz Flatnitzer, Diretor de Gestão de Valor de Emissões da dsm-firmenich ANH.

Transparência e credibilidade para o setor de proteína animal

Para Leonardo de La Vega, Diretor Executivo da F&S, a aliança eleva o padrão de credibilidade nas certificações ambientais:

“Como líder em verificação e auditoria independentes, a F&S tem orgulho de se unir à dsm-firmenich para apoiar o Sustell™ como uma plataforma LCA com garantia ISO. Nossa experiência garante o mais alto nível de transparência e confiança na certificação de reduções de emissões, algo essencial para empresas que desejam monetizar suas melhorias ambientais”, afirmou.

Segundo ele, a parceria ajudará o setor de rações e proteínas animais a atender às crescentes exigências de relatórios de sustentabilidade, com dados robustos e verificáveis, fortalecendo a confiança em toda a cadeia de valor agropecuária.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias