Saúde Animal

Zoetis lança vacinadora automatizada para tilápias

Fishteq, uma inovação tecnológica na vacinação em tilápias no Brasil


Publicado em: 07/10/2021 às 07:00hs

Zoetis lança vacinadora automatizada para tilápias

Em virtude de seu compromisso com a inovação, a Zoetis consolida mais um passo importante em sua estratégia de trabalho e anuncia o lançamento da Fishteq NFT20, máquina exclusiva que além de vacinar, conta, mede e classifica os peixes. "O Brasil é o primeiro país a vacinar tilápias com este equipamento, que já é utilizado com sucesso em outros países para a vacinação automática de espécies como salmão e truta. A introdução desta nova tecnologia impulsionará ainda mais o crescimento da tilapicultura brasileira", diz Renato Verdi, Diretor da Unidade de Negócios de Aves, Suínos e Aquacultura da Zoetis. 

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 60% da produção do País. Segundo levantamento da Peixe BR, nos últimos seis anos a produção de peixes de cultivo obteve um crescimento de 38,7% - de 578.800 t (2014) para 802.930 t (2020), sendo que deste montante, 486.155 toneladas são de tilápia. 

"Com a chegada dessa tecnologia, o piscicultor terá maior performance na vacinação, além de elevada padronização dos lotes, já que a classificação dos peixes se dá através do processamento de imagens individuais digitalizadas. A máquina ainda ajusta a posição da agulha de acordo com o respectivo tamanho de cada animal, garantindo que a vacina seja aplicada no local correto", explica a Engenheira de Pesca Danielle Damasceno, Gerente Técnica e Comercial de Aquacultura da Zoetis. "As vantagens de um equipamento como esse são muitas - segurança, redução da manipulação dos animais, contagem e vacinação eficientes, registro e formação de banco de dados, além de biosseguridade, visto que vacina e agulha ficam isoladas de qualquer contato externo", completa Danielle. 

O lançamento da Fishteq vem fortalecer a presença da Zoetis no setor, que em 2015 adquiriu a norueguesa PHARMAQ, líder de mercado nas vendas de vacinas para peixes de produção comercial e de serviços de apoio técnico adaptados às necessidades das operações de criação de peixes.