Saúde Animal

Pain-oxx® a solução inteligente da Ceva para o tratamento da dor e inflamação em equinos

Anti-inflamatório com princípio ativo firocoxibe é indicado para o tratamento de casos agudos e crônicos


Publicado em: 04/05/2021 às 07:20hs

Pain-oxx® a solução inteligente da Ceva para o tratamento da dor e inflamação em equinos

Os equinos atletas por conta da natureza de sua função estão sujeitos a lesões que geram dor e inflamações, especialmente em suas estruturas musculoesqueléticas, o que impacta o desempenho e o bem-estar destes animais.

Tendo como propósito oferecer ao mercado soluções inovadoras, que contribuem para manutenção da saúde e performance dos equinos, ao mesmo tempo em que oferecem mais comodidade para os criadores, a Ceva Saúde Animal, líder em saúde equestre desenvolveu mais um produto inovador para o setor, o Pain-Oxx®.

Um anti-inflamatório oral, indicado para inflamações musculoesqueléticas e de tecidos moles de origem pós-traumática ou pós-cirúrgica. O produto também é recomendado para o tratamento de osteoartrites, síndrome navicular, quadros febris e em casos agudos ou crônicos.

“O Pain-Oxx® é eficiente contra a dor e inteligente com o cavalo, pois foi desenvolvido com uma tecnologia inovadora, agindo de forma seletiva sobre a COX-2, proporcionando menos efeitos colaterais, permitindo o tratamento prolongado e contribuindo para maior longevidade do equino atleta”, afirma a médica veterinária e gerente de linha de produtos para equinos da Ceva Saúde Animal, Baity Leal.

O produto tem como princípio ativo o firocoxibe, uma molécula nova, com ação seletiva sobre as enzimas ciclogenases (COX-2) que contribuem no processo inflamatório. Ou seja, ele age no local exato da inflamação. Além disto, por não envolver a COX-1 fisiológica, que contribui para saúde gastrintestinal do animal, o Pain-Oxx® tem menos efeitos colaterais.

“Como tem ação seletiva, a terapêutica é indicada para casos crônicos tendo como um de seus benefícios a possibilidade de ser utilizada por períodos mais longos, até três vezes maior do que os anti-inflamatórios convencionais”, detalha Baity.

Para facilitar o tratamento, o produto foi desenvolvido para ser administrado por via oral. O Pain-Oxx® é comercializado em display com cinco seringas dosadoras, o que viabiliza o tratamento indicado em bula que é de 14 dias.

Cada seringa possui 120,04 mg de firocoxibe e trata 1200kg,  o que significa que sua aplicabilidade é de duas doses para animais de 600kg, três doses para animais de 400kg e quatro doses para animais de 300kg.

A indicação é de uma dose de 0,1 mg de firocoxibe por quilo de peso vivo, com administração oral, uma vez ao dia, por até 14 dias. O animal não precisa estar em jejum, mas não deve ter alimentos na boca no momento da aplicação.

Como o Pain-Oxx® age?

O desgaste natural das  estruturas físicas dos cavalos de alta performance pode causar inflamações decorrentes da liberação de  ácido araquidônico pelas células danificadas e de sua oxidação em prostaglandinas pelas enzimas ciclooxigenases (COX). Ao receber o Pain-Oxx via oral, o princípio ativo do produto, o firocoxibe entra em ação. Por ser um anti-inflamatório não- esteroide e de qualidade seletiva, ele inibe a produção de prostaglandinas destrutivas na COX-2 que contribuem para a dor, inflamação, vermelhidão, ardência e restrição de movimento. Desta forma o produto age no local exato da inflamação. Por poupar a COX-1, que produz as prostaglandinas que mantém normais as funções do estômago, intestino e das plaquetas, gera menos efeitos colaterais.

Como tem alta biodisponilidade, após quatro horas de administração, o Pain-Oxx® contribui para a melhora eficiente do animal.

Fonte: Ceva Saúde Animal

◄ Leia outras notícias