Saúde Animal

Mais de 14 milhões de cabeças de gado são vacinadas contra aftosa em Mato Grosso

A vacinação foi em novembro para animais com até 24 meses, com atenção às propriedades localizadas no baixo Pantanal mato-grossense


Publicado em: 23/02/2021 às 19:20hs

Mais de 14 milhões de cabeças de gado são vacinadas contra aftosa em Mato Grosso

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) informou, esta tarde, que foram vacinados 14.664.812 bovinos e bubalinos,  correspondente a 99,8% dos animais foco desta etapa contra a aftosa. A vacinação foi em novembro para animais com até 24 meses, com atenção às propriedades localizadas no baixo Pantanal mato-grossense.

“A baixa inadimplência é resultado de incessantes trabalhos de divulgação, educação sanitária, fiscalização dos servidores do Indea MT e fundamental apoio dos produtores rurais, que confiam nessa iniciativa para manter seus rebanhos livres da febre aftosa”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

Nesta etapa, a vacinação ocorreu em 2.361 fazendas. “Neste momento, os animais são vistoriados nos currais para a verificação da sanidade do rebanho. A vigilância veterinária constante confere segurança da ocorrência ou não de doenças infectocontagiosas de interesse para a defesa sanitária animal”, explica Renan Tomazele, diretor técnico do Indea.

O Indea MT e o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são os órgãos oficiais responsáveis pela regulamentação, divulgação, educação sanitária, controle e fiscalização da vacinação, cabendo ao produtor arcar com a aquisição e aplicação da vacina.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias