Saúde Animal

Desafios sanitários da pecuária de corte e leite exigem soluções de ação rápida e eficaz, indicam produtores e veterinários

O descuido com a sanidade dos bovinos pode ter custo alto para o pecuarista


Publicado em: 07/07/2021 às 08:00hs

Desafios sanitários da pecuária de corte e leite exigem soluções de ação rápida e eficaz, indicam produtores e veterinários

Afinal, para cada dia de tratamento, perde-se um dia de produção, em média – seja em ganho de peso ou em produção de leite. Por isso, é preciso estar atento a soluções de ação rápida e eficaz, que minimizam as perdas e potencializam a saúde do rebanho, para que os bovinos alcancem seu máximo potencial produtivo, evitando e tratando as mais diversas enfermidades, como pneumonias, mastites, diarreias e pododermatites.

Ricardo Malheiros, da Peregrino Agropecuária, sediada em Morro da Garça (MG), conta que a mastite tem sido um desafio constante em seus 30 anos de atuação na produção de leite. O mesmo problema foi enfrentado pelo veterinário Augusto Barp Menegat, que atua em Gaurama (RS), com a Agropecuária Balde Cheio e a Consultoria Veterinária Feijó. Menegat passou por situações graves de perda de tetos e seca do quarto mamário das vacas. Sozinha, essa infecção pode causar prejuízo de 40% na produção leiteira.

Já o veterinário Juarez Silva, de Luz (MG), destaca uma constante preocupação com as infecções respiratórias. Ele relata que o manejo do problema durava até cinco dias, causando perda imensa na produção. O cenário mudou quando ele conheceu o antibiótico Forcyl®, que exigiu apenas uma dose para solucionar o desafio. O antibiótico Forcyl® da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo e que está completando 10 anos de presença no Brasil, é produzido na França, sob controle rígido de qualidade e com características especificas, patenteadas pela empresa, além de ter sido o primeiro produto com esse posicionamento no mercado brasileiro.

"Tivemos uma taxa de cura muito boa. A partir disso, no bezerreiro, a primeira opção para o tratamento de pneumonia é Forcyl®, porque facilita demais o manejo e o resultado é muito bom", destaca Silva. Com alta eficácia já reconhecida por estudos científicos, o medicamento é indicado para o tratamento de infecções respiratórias causadas em bovinos pelas bactérias Pasteurella multocida e Mannheimia haemolytica, sendo uma importante solução para os rebanhos que enfrentam obstáculos ambientais constantes.

Outro produto exclusivo da Vetoquinol Saúde Animal, também produzido na França, é o Tolfedine®, reconhecido como aliado da rápida recuperação dos animais em rebanhos leiteiros. "Uma aplicação de dose única fez a vaca ficar em pé no dia seguinte. Os produtos estão sendo acrescentados na farmácia da fazenda, especialmente para a mastite ambiental, que é bem complicada", pontua Ricardo Malheiros, da Peregrino Agropecuária.

"Forcyl® é o que tem de melhor para mastite ambiental. Associado a Tolfedine®, os quadros de perda de teto e seca do quarto mamário desaparecem", complementa Augusto Barp Menegat. Os pecuaristas avaliam que em um cenário de desafios diários é preciso investir em soluções de ação rápida e eficaz – uma garantia de que as propriedades alcançarão seu máximo potencial de produção e lucratividade, bem como de sustentabilidade.

Antimicrobianos

"Quando um problema de casco surge na fazenda, a dor de cabeça é certa". É o que diz Aleixo Alves, proprietário da Fazenda São Bento de Baixo, em Pontalina (GO). O problema se disseminou no seu rebanho e nenhum medicamento resolveu o problema. Foi então que ele conheceu Acura®, antimicrobiano da Vetoquinol®. "Daí em diante não fiquei mais sem porque resolveu o problema que eu tinha. É um produto que eu uso e indico. O resultado é muito positivo", relata o pecuarista.

Contra infecções desse tipo, Acura® e Acura Max® são soluções definitivas. Ambos são compostos por ceftiofur e atuam em bactérias gram positivas e gram negativas, e podem ser utilizados em infecções respiratórias e no tratamento das mastites, diarreias, metrites e pododermatites. Por sua vez, Acura Max® também possui meloxicam, de ação anti-inflamatória, e é de dose única.

Vitor Beneli, da Maré Agropecuária, de Avaré (SP), enfatiza que as duas soluções compõem sua primeira opção para tratar doenças infecciosas nos bovinos. "Acura® tem formulação inovadora e carência zero para o leite. Já Acura Max® promove a recuperação rápida com baixa carência. Com essa dupla da Vetoquinol® o retorno dos animais à produção é rápido e a lucratividade do rebanho também."

A linha terapêutica da Vetoquinol® está disponível em todo o país. "Nossa linha contra infecções em bovinos de corte e leite é completa e eficaz. Com antimicrobianos, anti-inflamatórios e antibiótico, temos um dos mais completos e eficazes portfólios do mercado, conforme os depoimentos de nossos parceiros", afirma Antônio Coutinho, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol®.

Fonte: Texto Comunicação

◄ Leia outras notícias