Saúde Animal

Como a tulatromicina pode ajudar suínos em fases de transição nas granjas

Solução Zoetis há mais de dez anos no mercado, DRAXXIN® trata quadros infecciosos respiratórios com o mínimo manejo, alinha o status sanitário dos animais e chega rapidamente ao local de ação, com pronta absorção


Publicado em: 12/01/2022 às 07:00hs

Como a tulatromicina pode ajudar suínos em fases de transição nas granjas

Uma das fases mais críticas na vida de um suíno é a transição da maternidade para a creche, momento de desmame dos leitões, que exige atenção e cuidado dos produtores.

O tratamento metafilático vem se mostrando bastante eficaz na manutenção da saúde do plantel.

A metafilaxia é uma abordagem estratégica com alta eficiência e em linha com os conceitos de uso prudente de medicamentos. Esse tratamento consiste na utilização de produtos de ação antibiótica, com amplo espectro sobre os patógenos que desafiam os leitões nesse momento. Tem por finalidade curar leitões enfermos, combater as bactérias que já estejam infectando leitões ainda saudáveis e evitar que leitões suscetíveis sejam infectados nos dias subsequentes ao alojamento de creche.

Estudos científicos comprovam que sua eficácia é superior ao uso de antibióticos ministrados na água ou na ração dos animais, com excelentes resultados clínicos.

“Essa opção de tratamento é estratégica e fundamental para combater os principais agentes bacterianos respiratórios, que causam a perda de desempenho, a elevação dos custos com medicação e a mortalidade nos leitões”, explica o médico-veterinário Dalvan Carlo Veit, Gerente Técnico da área de Suínos da Zoetis.

Ação anti-inflamatória

Para além de suas já conhecidas propriedades antimicrobianas, DRAXXIN®, possui ação anti-inflamatória em suínos, o que contribui para a melhor resolução em doenças respiratórias nesses animais.

Isso foi o que demonstrou um estudo realizado por Stephanie C. Duquete, publicado pelo American Journal of Veterinary Research em junho de 2015, que teve por objetivo investigar as propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras do Draxxin in vitro e em modelos experimentais com suínos desafiados com o Actinobacillus pleuropneumoniae (APP) -- causador de pleuropneumonia e inflamação pulmonar em suínos.

No estudo, feito em leitões livres de patógenos com três semanas de idade, os animais foram divididos em três tratamentos -- um grupo controle recebeu apenas solução salina, outro grupo foi desafiado com carga infectante de APP e o último, além de ser desafiado pelo APP, recebeu a aplicação de uma dose de 2,5 mg de Draxxin para cada kg de suíno. Os animais foram avaliados em 3 e 24 horas após a inoculação.

Após análise de cada um dos grupos, o estudo concluiu que o Draxxin ameniza a resposta inflamatória e conduz à resolução da inflamação em suínos com infecções pulmonares microbianas.

“Esse estudo trouxe base científica ao que vínhamos observando em campo. Além de sua longa e eficaz ação antimicrobiana, Draxxin também controla o processo inflamatório, o que, além de diminuir as injúrias da inflamação, também auxilia na rápida recuperação dos leitões”, diz o médico-veterinário Dalvan Veit, Gerente Técnico de Suínos da Zoetis. “Essas propriedades fazem com que os animais estejam saudáveis o mais rápido possível e passem a expressar seu comportamento natural o quanto antes. Isso prioriza não só a saúde e o bem-estar dos suínos como também minimiza prejuízos na granja”, ressalta Veit.

DRAXXIN®

Com mais de 10 anos no mercado, DRAXXIN® proporciona rápida recuperação dos animais, trata quadros infecciosos respiratórios com o mínimo manejo, alinha o status sanitário dos suínos na entrada e na saída das diferentes fases de produção e chega rapidamente ao local de ação, com pronta absorção.

Para outras informações sobre o medicamento, clique aqui. https://www.zoetis.com.br/especies/suinos/draxxin/tratamento-antibiotico-tulatromicina.aspx