Frigoríficos e Abatedouros

Resultados a campo respaldam novo fungicida para tratamento de sementes, lançado em Ribeirão Preto-SP

Solução recomendada ao manejo de patógenos danosos à cultura demonstra melhor adesividade, maior tempo de controle e entrega mais vigor às plantas


Publicado em: 11/07/2023 às 14:20hs

Resultados a campo respaldam novo fungicida para tratamento de sementes, lançado em Ribeirão Preto-SP

Apresentado a um grupo formado por especialistas, produtores de amendoim e clientes, reunidos na paulista Ribeirão Preto, o fungicida para tratamento de sementes de amendoim Tiofanil® FS, da Sipcam Nichino, chega ao mercado respaldado por uma série de estudos. Conforme a companhia, testes e pesquisas pré-lançamento mostraram que a solução apresenta melhor adesividade à semente e maior tempo de controle de doenças, além de estandes de plantas mais estáveis e com mais vigor.

Segundo Sergio Camargo, engenheiro agrônomo e consultor em marketing da Sipcam Nichino, Tiofanil® FS foi submetido a vários trabalhos de pesquisas nos municípios paulistas de Jaboticabal, Tupã, Miguelópolis e Conchal. Coordenaram os trabalhos a consultoria Agroalerta e a equipe técnica da companhia. 

O agrônomo lembra que o novo fungicida protege as sementes dos patógenos durante o processo de germinação e emergência das plântulas nos casos de incidência das doenças podridão dos grãos armazenados (Aspergillus flavus), fungo de armazenamento (Penicillium spp) e mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum). Nos trabalhos de campo, acrescenta ele, "a solução teve o desempenho comparado aos chamados tratamentos padrão do produtor".

Resultados e mercado

De acordo com Camargo, em trabalhos de pesquisa com rigor científico publicados pela Embrapa, sementes sabidamente contaminadas com 20% de incidência de quatro patógenos, tiveram redução para 5% com a utilização dos ativos presentes no fungicida Tiofanil® FS, frente ao tratamento padrão, que registrou 10% de incidência.

Segundo Camargo, em ensaios realizados com sementes inoculadas com patógenos em ambiente restritivo à germinação, Tiofanil® FS respondeu com 31% frente a 18% do tratamento-padrão. Nesse mesmo trabalho, ele informa, Tiofanil® FS destacou-se com um estande 28% superior ao tratamento-padrão, aos 21 dias após o plantio.

Em outros trabalhos realizados a campo, segundo o agrônomo, sementes com 20% de germinação, ao serem inoculadas com o principal patógeno presente nos solos, tiveram sua emergência reduzida para 9%. “Essas mesmas sementes inoculadas e tratadas com Tiofanil® FS apresentaram uma emergência final de 29%”, diz.

“A proteção das sementes tratadas com Tiofanil® FS proporcionou plântulas mais vigorosas, bem como melhor uniformidade do estande final da lavoura, na faixa de 18% a 25% acima dos tratamentos padrão”. Conforme Camargo, Tiofanil® FS é recomendado ainda para o produtor fazer o manejo de resistência de fungos que perderam a sensibilidade aos fungicidas-padrão.

Ainda de acordo com Sergio Camargo, Tiofanil® FS é descrito como fungicida sistêmico e de contato, dotado de amplo espectro de ação, formulado à base dos compostos clorotalonil e tiofanato metílico.

O levantamento Kynetec FarmTrak traz o Brasil na posição de 13º maior produtor e 7º no ranking de exportadores da leguminosa. Em 2022, foram embarcadas cerca de 285 mil toneladas de amendoim, quase 40% da produção nacional, volume 44% acima do ciclo 2019-20 (198 mil toneladas).

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

 

Fonte: Sipcam Nichino Brasil

◄ Leia outras notícias