Frigoríficos e Abatedouros

Carne de frango: exportação dos EUA para a China sofre forte desaceleração

Índice de incremento praticamente similar (+5,25%) é observado no acumulado dos 12 meses encerrados em agosto de 2021, período em que as exportações de carne de frango dos EUA ultrapassaram ligeiramente os 3,450 milhões de toneladas


Publicado em: 21/10/2021 às 19:40hs

Carne de frango: exportação dos EUA para a China sofre forte desaceleração

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indicam que as exportações norte-americanas de carne de frango seguem num bom ritmo: entre janeiro e agosto deste ano ficaram próximas dos 2,3 milhões de toneladas, aumentando 5,35% em relação aos mesmos oito meses de 2020.

Índice de incremento praticamente similar (+5,25%) é observado no acumulado dos 12 meses encerrados em agosto de 2021, período em que as exportações de carne de frango dos EUA ultrapassaram ligeiramente os 3,450 milhões de toneladas.

Observa-se, entretanto, que as cerca de 116 mil toneladas adicionais contidas nessa expansão são devidas, sobretudo, ao país vizinho, o México. Porque as exportações para a China (e não só a comunista, mas também a nacionalista, Taiwan) sofreram, no período, queda superior a 120 mil toneladas, volume que significou retrocesso anual de, respectivamente, 31% e 39%.

Em relação à China continental, o Brasil também enfrenta redução de volume no corrente exercício. Mas, no período considerado, a queda não chegou a 6%, correspondendo a 26 mil toneladas a menos. Já para os EUA, a redução representou praticamente o dobro (51,1 mil toneladas a menos). Isto, sem considerar que o total exportado pelos EUA para a China (112,7 mil/t) representou apenas um quarto do exportado pelo Brasil (435,2 mil/t).

Quanto a Taiwan, as exportações brasileiras vêm sendo absolutamente marginais. Pela SECEX/ME, entre janeiro e agosto de 2021, ficaram restritas a pouco mais de 250 kg de carne de frango.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias