Biológicos e Bioinsumos

Vorax® Biofertilizante será oferecido ao mercado global ainda neste ano

No mercado global, a Tradecorp aposta no produto como uma revolução dentro da categoria; fora do Brasil, biofertilizante se chamará Biimore ou Quikon


Publicado em: 05/05/2021 às 07:20hs

Vorax® Biofertilizante será oferecido ao mercado global ainda neste ano

O Vorax® Biofertilizante, primeiro produto da categoria registrado no Brasil e produzido pela Microquimica Tradecorp, será oficialmente oferecido no mercado internacional, após período de testes e processos de regulação e registro. Considerado um bioestimulante com diferenciais positivos em relação aos outros produtos similares disponibilizados atualmente pelo mercado, o produto será lançado pela Tradecorp Internacional nos países foco do projeto ainda neste ano. Fora do Brasil, o biofertilizante ganha os nomes de Biimore e Quikon, carregando o conceito de produto revolucionário dentro da categoria.

A divulgação oficial do biofertilizante para o mercado global ocorreu por meio de um evento especial feito de forma online, com nomes importantes da Tradecorp Internacional abordando suas características, benefícios e principais diferenciais. Os diferentes nomes se deram por conta das variadas legislações de registros de marcas. Dessa forma, o Brasil continuará com o Vorax® Biofertilizante, nome já conhecido pelos produtores nacionais; o Biimore será a marca global principal, contemplando a maior parte de países; e o Quikon será a terceira marca em utilização no mundo.

Durante o evento, sua origem brasileira foi destacada, assim como os resultados positivos que o produtor rural brasileiro alcançou com o uso do Vorax® Biofertilizante. José Alfredo Garcia, COO da divisão de Nutrição de Cultivos da ROVENSA, grupo que a Tradecorp Internacional faz parte, falou sobre esses resultados e sobre sua visita ao Brasil para conhecer o produto.

 “Na época, não tínhamos todas as informações e estudos que temos hoje sobre o Vorax® Biofertilizante, mas eu fui ao campo, vi as plantas e os efeitos estavam lá. Outra questão do Brasil é a logística e o produto se encaixa bem isso. Com um litro você é capaz de aplicar uma quantidade suficiente para vários hectares. Então eles (produtores e distribuidores) realmente perceberam que esse produto tem um impacto muito positivo e um retorno em seu negócio. É realmente uma solução muito boa para o nosso portfólio”, comentou.

Do Brasil para o mundo – O Vorax® Biofertilizante nasceu no campo, após anos de estudo e de experiência da Microquimica Tradecorp com insumos agrícolas. Roberto Berwanger Batista, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, ressaltou que as últimas décadas foram de grande melhoria e inovação nos manejos de cultivos brasileiros, com evoluções no melhoramento genético, nas correções de solo, nas adubações equilibradas e no controle de pragas e doenças

“Tudo isso fez com que as plantas do Brasil, os cultivos brasileiros, aumentassem a sua produtividade, mas ainda abaixo do seu potencial produtivo”, comentou, afirmando que o Vorax® Biofertilizante surgiu exatamente nesse contexto. “Necessitávamos de uma nova ferramenta, que aumentasse a eficiência fisiológica, fazendo as plantas terem uma melhor performance e maior rendimento. É um produto único, altamente eficiente, de fácil aplicação e de origem natural”.

E assim, através da aquisição da empresa brasileira Microquimica pela espanhola Tradecorp, do grupo ROVENSA, o produto iniciou o seu processo de internacionalização, no ano de 2019. Também nesse ano, o produto foi apresentado ao mercado internacional pela primeira vez, durante a 4ª edição do Congresso Mundial de Bioestimulantes em Barcelona, na Espanha.

Mas para chegar na atual etapa, houve um longo caminho: foi preciso realizar uma análise regulatória global, no sentido de encaixar as características do produto com a regulamentação de cada local, com estudos de mercado e definição de posicionamento por cultura estratégica para obter o máximo do produto em todos os cultivos, assim como testes agronômicos para adaptar o posicionamento do Vorax® Biofertilizante às características específicas de todos os países.

Diferenciais

Um dos principais diferenciais do Vorax Biofertilizante é a sua ultra eficiência, pois com o posicionamento correto permite as plantas otimizarem seus processos fisiológicos e desenvolverem-se de maneira adequada, proporcionando incrementos em produtividades. Dentre seus resultados, houve incrementos médios de 14% no peso e 12% na produção no tomate cereja; em 10% na produção de citrus, com frutos 19% mais pesados; bem como aumento de 9% na produção da cultura da Soja.

Jorge Aguilar, Diretor de Marketing da Tradecorp Internacional, destacou ainda outros pontos, especialmente a questão de sustentabilidade, já que é um produto baseado em fermentação biológica, com uma validade muito maior por não ser um produto vivo e que produz resultados expressivos com doses extremamente baixas (10 a 40 vezes menores que os bioestimulantes tradicionais), indo de encontro com o intuito da Tradecorp Internacional: ajudar a produzir comida saudável e sustentável.

“Sua exclusividade é potencializada pelos traços únicos de seus compostos bioquímicos primários e secundários: vitaminas, açúcares, aminoácidos, todos obtidos por meio de um processo de fermentação natural e sustentável. São centenas de ingredientes ativos, que traduzem em um novo posicionamento para nós. É uma revolução em termos de gerenciamento de produto, por conta de sua formulação e benefícios, nos impulsionando como principal parceiro para produtores, distribuidores e aqueles revolucionários que buscam algo mais e acreditam que o melhor ainda está por vir”, finalizou.

Fonte: Microquimica Tradecorp

◄ Leia outras notícias