Biológicos e Bioinsumos

Sumitomo Chemical lança soluções que geram maior tolerância à seca para a planta

BioRacionais MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx® otimizam a adubação do solo, melhoram a absorção de água e nutrientes e impulsionam o crescimento mesmo em situações adversas


Publicado em: 21/06/2022 às 07:40hs

Sumitomo Chemical lança soluções que geram maior tolerância à seca para a planta

A pesquisa microbiológica alcançou altos níveis nos últimos anos, com uma eficiente interação entre as raízes das plantas e os fungos. O ápice dessa conexão são os lançamentos da Sumitomo Chemical MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx®, soluções BioRacionais (sustentáveis e de origem biológica) que otimizam a adubação do solo, promovendo maior longevidade, saúde e sustentabilidade. Pesquisas da companhia apontam um ganho de produtividade na soja de 5% a 7% e no milho de 4% a 5%.

O lançamento das soluções aconteceu hoje (14) no 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (Enssoja), que acontece em Mogi das Cruzes (SP).

De acordo com a gerente de Tratamento de Sementes da Sumitomo Chemical, Suellen Drumond, os dois lançamentos são à base de quatro espécies de fungos micorrízicos (Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus intraradices e Glomus etunicatum). “Eles fazem uma simbiose com a raiz da planta, formando o que a gente chama de hifas micorrízicas, que são estruturas ramificadas nas raízes, o que aumenta a superfície de contato entre a raiz e o solo, elevando, assim, a chance de absorção de água e nutrientes, como fósforo e potássio”, explica. Micorriza é uma interação biológica feita entre as raízes de plantas e os fungos.

Dessa forma, segundo Drumond, se tem uma planta mais bem nutrida e hidratada. A maior necessidade dessas otimizações foi percebida na última safra, principalmente no Sul do Brasil, com o estresse hídrico que causou grandes prejuízos ao agricultor.

EndoFuse® e EndoMaxx®

As soluções da Sumitomo Chemical EndoFuse® e EndoMaxx® aumentam consideravelmente a eficiência das raízes das plantas, o que permite ao agricultor colher todo o potencial produtivo, já que desenvolvem um aumento da resistência para atravessar períodos de seca.

O EndoFuse® é voltado exclusivamente para o tratamento de sementes (TS). Já o EndoMaxx® pode ser utilizado no sulco de plantio, irrigação e drench, e pode ser misturado com diferentes produtos, como fertilizantes e/ou inseticidas e fungicidas. “Eles vão otimizar a utilização do adubo, sendo mais fácil encontrar no solo água e os nutrientes imóveis, como fósforo e potássio. O sistema radicular é fundamental para isso, garantindo uma planta mais bem nutrida e produtiva”, conta a gerente da Sumitomo Chemical.

Drumond destaca que a utilização dessas soluções atuam no fortalecimento das plantas, mas também para algo mais amplo: a qualidade do solo. “Os produtos reforçam a longevidade do solo, principalmente no Brasil, onde se realiza de duas a três safras no ano”, destaca. 

Fonte: Sumitomo Chemical

◄ Leia outras notícias