Adubos e Fertilizantes

Importações de fertilizantes sobem 8,59% em 2025 e atingem recorde em agosto

Conab aponta avanço nas aquisições para milho e soja; Porto de Paranaguá lidera entrada de produtos


Publicado em: 02/10/2025 às 18:20hs

Importações de fertilizantes sobem 8,59% em 2025 e atingem recorde em agosto
Foto: Cláudio Neves

As importações brasileiras de adubos e fertilizantes continuam em crescimento, mesmo diante de um cenário internacional marcado por tensões geopolíticas e guerras tarifárias. De acordo com o Boletim Logístico de setembro, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira (29), agosto registrou o maior volume mensal já acompanhado pela série histórica.

Recorde de importações em agosto

Em agosto, o Brasil importou 5,2 milhões de toneladas de fertilizantes, contra 4,7 milhões em julho, configurando o maior volume mensal já registrado. As negociações contemplaram principalmente a segunda safra de milho de 2026 e a safra de soja 2026/27.

Mesmo com os custos de produção pressionando a rentabilidade, a Conab destacou que as sucessivas safras recordes reforçam entre os produtores a confiança na continuidade do crescimento do agronegócio.

Acumulado de janeiro a agosto mostra alta expressiva

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o Brasil importou 29,45 milhões de toneladas de adubos, um crescimento de 8,59% em comparação com o mesmo período de 2024.

Portos e principais pontos de entrada de fertilizantes

O porto de Paranaguá se consolidou como o principal ponto de entrada de fertilizantes, recebendo 7,56 milhões de toneladas, contra 6,77 milhões no ano anterior.

Já os portos do Arco Norte registraram 5,42 milhões de toneladas, superando as 4,91 milhões de 2024. O porto de Santos, por sua vez, movimentou 4,85 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo das 5,12 milhões do mesmo intervalo do ano anterior.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias