Publicado em: 16/09/2025 às 10:10hs
O plantio da safra de soja 2025/26 no Brasil segue em ritmo moderado, com destaque para o avanço no Paraná, enquanto a falta de chuvas limita o progresso em Mato Grosso, segundo o último levantamento da AgRural divulgado na quinta-feira (11).
Até o dia 11 de setembro, a soja havia sido plantada em 0,12% da área estimada para o país, contra 0,02% na semana anterior e 0,06% no mesmo período da safra passada.
O Paraná lidera o avanço da semeadura, mas trabalhos já começaram também em Mato Grosso e São Paulo. Apesar do início promissor, o ritmo no estado mato-grossense segue lento devido à baixa umidade do solo, o que ainda impede maiores progressos.
O levantamento da AgRural também indica que o plantio da primeira safra de milho (milho verão) 2025/26 atingiu 17% da área estimada para o Centro-Sul, contra 12% uma semana antes e 19% no mesmo período da safra 2024/25.
A semeadura do milho segue concentrada nos três estados do Sul, avançando conforme a disponibilidade de umidade no solo. O ritmo atual ainda mantém o plantio dentro da média histórica, embora dependa de melhores condições climáticas para acelerar.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias