Soja

Plantio da safra 2025/26 de soja avança no Paraná, mas falta de chuva freia Mato Grosso

Paraná registra progresso significativo no plantio da soja, mas a falta de chuvas em Mato Grosso mantém lavouras em alerta e dificulta o avanço da safra.


Publicado em: 16/09/2025 às 10:10hs

Plantio da safra 2025/26 de soja avança no Paraná, mas falta de chuva freia Mato Grosso

O plantio da safra de soja 2025/26 no Brasil segue em ritmo moderado, com destaque para o avanço no Paraná, enquanto a falta de chuvas limita o progresso em Mato Grosso, segundo o último levantamento da AgRural divulgado na quinta-feira (11).

Semeadura de soja avança lentamente no Brasil

Até o dia 11 de setembro, a soja havia sido plantada em 0,12% da área estimada para o país, contra 0,02% na semana anterior e 0,06% no mesmo período da safra passada.

O Paraná lidera o avanço da semeadura, mas trabalhos já começaram também em Mato Grosso e São Paulo. Apesar do início promissor, o ritmo no estado mato-grossense segue lento devido à baixa umidade do solo, o que ainda impede maiores progressos.

Plantio do milho verão começa no Centro-Sul

O levantamento da AgRural também indica que o plantio da primeira safra de milho (milho verão) 2025/26 atingiu 17% da área estimada para o Centro-Sul, contra 12% uma semana antes e 19% no mesmo período da safra 2024/25.

A semeadura do milho segue concentrada nos três estados do Sul, avançando conforme a disponibilidade de umidade no solo. O ritmo atual ainda mantém o plantio dentro da média histórica, embora dependa de melhores condições climáticas para acelerar.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias