Soja

Mercado de soja: Oscilações marcam a semana, mas tendência de queda permanece

Levantamentos do Cepea Apontam Variações nos Preços Internos da Soja; Exportações e Produtividade Influenciam, Enquanto Disponibilidade Regional e Demanda Interna Fraca Impactam Negativamente


Publicado em: 30/01/2024 às 14:10hs

Mercado de soja: Oscilações marcam a semana, mas tendência de queda permanece

Levantamentos recentes do Cepea revelam que os preços domésticos da soja apresentaram oscilações significativas ao longo da última semana, com uma tendência predominantemente baixista.

De acordo com análises dos pesquisadores do centro, os dias de aumento nos preços foram impulsionados pelo ritmo acelerado das exportações da oleaginosa e pela produtividade inferior nas primeiras colheitas no país. Por outro lado, as quedas estiveram relacionadas a indicadores que apontam uma maior disponibilidade de soja no Mercosul e à enfraquecida demanda doméstica.

Segundo dados da Secex, na parcial de janeiro (até o dia 19), foram exportadas 1,95 milhão de toneladas de soja pelos portos brasileiros, um aumento de 132,7% em comparação ao mesmo período de janeiro de 2023. A postura cautelosa dos produtores de soja também é influenciada por incertezas em relação à produção nacional.

Conforme os dados da Conab, a colheita atingiu 4,7% até 20 de janeiro, superando os 2% registrados no mesmo período do ano anterior.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --