Pragas e Doenças

Proteção do pomar contra ataques de moscas-das-frutas

As moscas das frutas são pragas que prejudicam os pomares e provocam apodrecimento e queda das frutas. No fechamento da safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola, o Fundecitrus, apontou que, as moscas-das-frutas, juntamente com bicho-furão, dentre as pragas e doenças, foram os principais responsáveis pela queda de frutos nesta safra, com 5,63% dos frutos caídos.


Publicado em: 23/05/2022 às 09:40hs

Proteção do pomar contra ataques de moscas-das-frutas

Quais são os tipos de moscas-das-frutas e como evitar seus danos

Medidas para monitoramento e manejo devem ser tomadas, a fim de evitar danos econômicos, já que as moscas-das-frutas ocorrem durante todo o ano. Foram identificadas, no Brasil, duas espécies de moscas-das-frutas que atacam frutos e provocam podridão mole e queda dos frutos: 

  • Anastrepha fraterculus: as infestações são mais intensas entre os meses de março e maio, que são mais favoráveis ao aparecimento. Elas também ocorrem em plantas frutíferas.
  • Ceratitis capitata: ocorre entre os meses de julho e novembro. Essa espécie ataca as variedades semitardias e tardias, durante o amadurecimento e colheita de cafés circunvizinhos aos talhões de citros.

Monitoramento e inspeção

O monitoramento das moscas-das-frutas é feito pela captura dos insetos adultos, utilizando-se armadilhas de dois modelos:

  •  McPhail: utiliza um atrativo alimentar que atrai as duas espécies e deve ser instalada no centro e na periferia do pomar para a detecção.
  •  Jackson: essa armadilha é utilizada com um paraferomônio, que atrai exclusivamente machos de Ceratitis capitata e deve ser instalada em locais com histórico de altas infestações. É importante que a inspeção das armadilhas seja realizada toda semana.

Controle

Para o controle, é recomendado usar inseticidas para controlar a população de adultos por contato e ingestão. O manejo mais adequado utiliza iscas tóxicas, preparadas com uma mistura de atrativo alimentar (proteína hidrolisada) e inseticida. Os inseticidas autorizados pertencem aos grupos organofosforado, piretroide, neonicotinoide e espinosina.

Cuidados adicionais

Algumas práticas são essenciais para auxiliar no manejo de moscas-das-frutas. Confira algumas orientações:

  •   Limpar o pomar e área do entorno;
  •  Retirar os frutos infestados da planta e caídos ao chão, sendo que esses frutos deverão ser retirados dos talhões e destruídos;
  •  Realizar a colheita antecipada, em que diminui o tempo de exposição dos frutos ao ataque de moscas-das-frutas e diminui a pressão sobre as variedades com múltiplas floradas.
Saiba mais:

Fonte: FUNDECITRUS

◄ Leia outras notícias