Publicado em: 28/10/2025 às 14:40hs
O plantio do milho de primeira safra segue em ritmo acelerado no Brasil. Segundo o acompanhamento de lavouras da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até sábado (25), 40% das áreas de verão já haviam sido semeadas, contra 33,2% registrados na semana anterior.
O índice atual também supera os 36,8% de 2024 e os 39,6% da média dos últimos cinco anos, indicando um avanço positivo no desenvolvimento das lavouras.
O avanço do plantio, no entanto, varia bastante entre os estados:
Em relação ao desenvolvimento das lavouras, 13,7% das áreas estão em emergência, 85,8% avançaram para desenvolvimento vegetativo e apenas 0,5% chegaram à floração.
Técnicos da Conab destacam que o plantio está progredindo em áreas de pivô em Minas Gerais e Goiás, mesmo com menor ritmo de semeadura.
Nos estados mais avançados, como Rio Grande do Sul, as primeiras áreas semeadas já iniciaram o florescimento e apresentam boas condições, beneficiadas pela radiação solar adequada e bons índices de água no solo. No Paraná, a maioria das lavouras também apresenta desenvolvimento satisfatório.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias