Publicado em: 03/09/2025 às 19:40hs
O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, divulgou nesta semana seu relatório sobre as condições climáticas e de cultivo das principais culturas no estado. Segundo o levantamento, a colheita da segunda safra de milho, conhecida como safrinha, já atingiu 94% das áreas cultivadas, enquanto o restante segue em fase de maturação.
De acordo com os técnicos do Deral, das áreas ainda em campo, 46% estão em boas condições, 32% em situação média e 22% consideradas ruins. A colheita da safrinha está praticamente finalizada na maioria das regiões, restando apenas áreas isoladas.
“Nas áreas remanescentes, a colheita avança favorecida pela redução da umidade dos grãos. As produtividades ficaram dentro das estimativas iniciais, embora algumas lavouras tenham sofrido perdas devido à estiagem no início do ciclo”, destacam os especialistas do Deral.
Enquanto isso, o plantio da safra de verão 2025/26 já atinge 9% do total estimado no estado. Deste total, 94% das áreas estão em germinação e 6% em desenvolvimento vegetativo. O ritmo de plantio varia conforme a disponibilidade de umidade no solo e a região, com produtores adotando escalonamento da semeadura para reduzir riscos diante de possíveis frentes frias tardias.
O relatório indica que, embora o início do plantio da nova safra esteja em andamento, os agricultores seguem atentos às condições climáticas, garantindo que o desenvolvimento das lavouras de verão ocorra de forma adequada e sem prejuízos significativos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias